A importância de se verificar o sistema de travagens do carro

(Imagem: Reprodução)

Um automóvel é composto basicamente por diversos sistemas, cada um tempo tem uma função específica e juntos trabalham garantindo a locomoção do veículo. O sistema travagens de um carro é um dos sistemas que mais atua na segurança rodoviária do condutor e de seus passageiros.

O acompanhamento regular do seu estado e a substituição, na devida altura, dos elementos que compõem, são essenciais para garantir as condições ideais para uma condução tranquila, pois são componentes de segurança, que foi projetado com um único objetivo o de manter a capacidade de desaceleração do veículo. Segue algumas dicas:

Manutenção do Sistema de Travagem: Esteja atento ao indicar do estado do óleo dos travões. Quando muito usado, o óleo pode levar a uma perda de eficácia ou falha da travagem devido a uma fuga do sistema hidráulico;mude o óleo de travões todos os anos; utilize apenas produtos homologados pela marca do seu automóvel para efetuar a limpeza das suas jantes.

Sinais de desgaste do sistema de travagem: O alerta de travão acesso pode indicar que o nível do líquido está baixo ou que suas pastilhas estão desgastadas;As alterações no pedal do travão podem indicando uma anomalia no seu sistema de travagem;Se a viatura fazer alguma vibração durante a travagem pode estar indicando problemas nos discos de travão ou folga excessiva no eixo traseiro ou dianteiro.

Quando mudar o sistema de travagem: as pastilhas de travão: Cada 40.000 Km. Verificação cada 10.000 km; os discos de travão: verificar com a mudança de pastilhas e, deve mudar pelo menos em cada duas mudanças de pastilhas (80.000 km);conjuntos de travões traseiros: Cada 80.000 km. Verificar cada 20.000Km; líquido de travões: Cada 2 anos.

Se caso você perceber que o freio do seu carro não esteja funcionando de forma correta ou com desempenho menor que o esperado, além de apresentar alguns ruídos, busque algum auxílio em um centro automotivo e que seja de confiança, com mecânicos seja capacitados para identificar qualquer problema que esteja sendo apresentado no seu carro. Se se houver necessidade de fazer a substituição de alguma peça do sistema de travagem, você pode encontrar em lojas físicas ou online através do site euautopecas.pt que é reconhecido no mercado europeu e com alta confiabilidade.

Conteúdo produzido: Por Thiago Gama
* Essa publicação é de responsabilidade do anunciante e não representa necessariamente a opinião do Jornal Panorama.