Temperatura agora:   11.8 °C   [+]

“A solução está nos municípios”, destaca socióloga em palestra

Três CoroasO que a sociedade pensa e o que ela espera foi o tema abordado pela socióloga e diretora do Instituto Pesquisas de Opinião, Elis Radmann, na noite da última terça-feira (03). Em sua palestra, na sede da CDL de Três Coroas, ela falou sobre a influência da tecnologia e a importância do município e do associativismo no desenvolvimento econômico, político e social do País. A crise nas instituições brasileiras e a revolução comportamental da comunidade também foram assuntos tratados por Elis durante o evento promovido pela CDL de Igrejinha e Três Coroas, com patrocínio do Sicredi“Apesar de toda a sociedade demonstrar que espera por transformações, poucas são as pessoas dispostas a mudar”, pondera a socióloga.  


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Mesmo assim, Elis aponta o engajamento comunitário como grande aliado da disrupção. “Para garantir a reconstrução do País, a solução está nos municípios”, declara. Assim, ela defende que, junto aos avanços tecnológicos, é necessário haver um resgate de crenças e valores. “Temos hoje uma geração muito mais preparada em termos de acesso à informação e muito mais despreparada quando o assunto é relacionamento social”, compara. De outro modo, a socióloga destaca que a tecnologia e o mundo virtual abriram caminho ao empoderamento do cidadão. “As pessoas dão sua opinião sobre qualquer assunto e defendem seu ponto de vista com bastante veemência”, analisa.  


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Enquanto isso, de sua parte, Municípios, Estados e País observam o surgimento de novos serviços à revelia de uma necessária atualização para uma legislação digital. “Em breve, não vamos mais morrer, pois softwares já são capazes de reunir informações para simular a voz e o comportamento humano”, exemplifica Elis.  

  

PREFEITOS TAMBÉM PARTICIPARAM 

Presentes à palestra promovida pela CDL, os prefeitos de Três Coroas e Igrejinha destacaram a atividade como um importante momento de reflexão. “Gostei muito, pois esta é uma realidade que passa despercebida e, com certeza, o que a Elis falou ajudará em nossas decisões e pensamentos diários”, avalia Orlando Teixeira. Por sua vez, o prefeito de Igrejinha reforça a necessidade de se retomar os princípios básicos da vida em sociedade. “Precisamos estar sempre atualizados e adequados às mudanças, mas, ao mesmo tempo, lembrar que não podemos perder a essência da convivência e do bem-estar em comunidade”, diz Joel Wilhelm.  

A presidente da CDL de Igrejinha e Três Coroas, Giseli Selau, ressaltou o engajamento dos dois prefeitos e lembrou que parte da renda arrecadada com o evento foi revertida em doações para os hospitais das cidades.