Temperatura agora:   17.1 °C   [+]

Agentes comunitários de saúde debatem importância de sua área de atuação em Taquara

Em seu segundo encontro mensal de capacitação, ocorrido na manhã de quarta-feira (25), no Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, os Agentes Comunitários de Saúde (ESF) de Taquara revisaram diversos detalhes do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) e debateram a importância do mapeamento feito em suas respectivas áreas de atuação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




O evento mensal, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, tem como principal objetivo participar do acolhimento dos usuários feito pelos agentes e identificar as necessidades de cada bairro ou localidade, proporcionando um atendimento mais humanizado a cada usuário.

Ministrado pela coordenadora dos ACSs em Taquara, a enfermeira Leila Ferrão, que também é enfermeira na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Maria, e por Samanta Richter, formanda em Enfermagem das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), a capacitação abordou detalhes como o mapeamento da área de atuação de cada equipe, a importância de manter o cadastramento das famílias atualizado, entre outros.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“É muito importante a realização dessas visitas que vocês, agentes, realizam em nosso município. Pois são vocês que trarão para a Secretaria de Saúde as informações sobre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município e suas doenças para que, dessa forma, possamos encontrar as formas curativas para essas pessoas”, destaca Leila.

Segundo Samanta, que também é estagiária de enfermagem na UBS Santa Maria, é através desse mapeamento feito em sua área de atuação que os agentes de saúde identificarãoprincipalmente o número de hipertensos, diabéticos, entre outras doenças crônicas, e poderão realizar todo o acompanhamento necessário.

Ao final do encontro, que também contou com a participação do responsável técnico pela área de enfermagem da Secretaria de Saúde, Jorge Gildei Amaral dos Santos, ocorreu ainda uma palestra com a acadêmica do curso de Psicologia da FACCAT, Daniele Guidotti, que abordou o tema “Trabalho em Equipe”, reforçando ainda mais a importância do planejamento conjunto de ações realizado pelos Agentes Comunitários e a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara.

Divulgação/Cleusa Silva