Aluna do Senac de Taquara conquista vaga em competição nacional

Bruna Rupolo venceu etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional.

A aluna do curso de Cabeleireiro Bruna Rupolo, do Senac Taquara, venceu a etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional, realizadas em Caxias do Sul na semana passada, entre 2 e 6 de junho. Bruna já havia participado da primeira etapa regional no ano passado e, agora que venceu a última prova da regional, tem vaga garantida para a competição nacional.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Bruna Rupolo é aluna do curso de cabeleireiro da instituição de ensino em Taquara. Divulgação/Carolina Grossini

Além de Bruna, o Senac-RS enviará mais cinco competidores para disputar com outros estados: Sofia Montenegro Lerner (Faculdade Senac Porto Alegre), na ocupação Cozinha; Daniela Borges (Senac Caxias do Sul), em Cuidados de Saúde e Apoio Social; Veridiana Titoni (Senac Canoas), em Estética e Bem-Estar e Leonardo Linhares da Silva (Senac Comunidade), em Serviços de Restaurante. Na última semana, entre 5 e 7 de junho, aconteceram as provas de desempate da regional entre os melhores alunos de três das cinco ocupações.

Em Caxias do Sul, os alunos foram submetidos a provas que simularam situações reais das suas profissões, da mesma forma como é realizado na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, que acontecerá de 5 a 9 de novembro, no Espírito Santo. Os competidores tiveram tempos estipulados para cada teste, sendo que seus resultados serão avaliados por um grupo de examinadores.

Durante o encerramento das provas em Caxias do Sul, o gerente do Núcleo de Educação Profissional do Senac-RS, Roberto Berté, destacou que, pela primeira vez, o Rio Grande do Sul participa da competição nacional com alunos de cinco ocupações ao mesmo tempo. “É um imenso orgulho para a instituição fazer parte do desenvolvimento dos nossos competidores. O processo das competições é enriquecedor tanto para o aluno, que tem a oportunidade de receber todo o treinamento e acompanhamento durante o preparo, desenvolvendo-se pessoal e profissionalmente, quanto para o Senac, que aprende com o processo das Competições e constrói uma educação cada vez mais excelente”, complementa Berté.

Se vencerem a etapa brasileira, os alunos gaúchos irão disputar a WorldSkills – maior competição de educação profissional do mundo que, em 2019, acontecerá em Kazan, na Rússia. Realizada a cada dois anos em um país diferente, a WorldSkills é voltada a jovens até 22 anos. Eles devem demonstrar, durante as provas, habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais.

Da esquerda para a direita, Bruna Rupolo, Veridiana Titoni, Leonardo Linhares, Daniela Borges e Sofia Montenegro. Divulgação/Carolina Grossini