Alunas da Júlio Maurer apresentam projeto premiado para participar de feira científica em São Paulo

"Estudo Etnobotânico das Plantas" foi o trabalho realizado pelas estudantes.

As estudantes Nicole Francine Peters Frelich, Leonarda Manuela Peters e Larissa Pires Moraes, coordenadas pela diretora, professora Melissa Vilches Pires, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Maurer, localizada em Padilha, no interior de Taquara, estiveram na manhã, desta segunda-feira, 12, apresentando o projeto “Estudo Etnobotânico de Plantas Medicinais da Comunidade de Padilha– Taquara”, ao prefeito Tito Livio Jaeger Filho; ao vice-prefeito Hélio Cardoso Neto e aos vereadores taquarenses durante reunião no gabinete do Executivo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Premiado na Mostratec 2018, com o quarto lugar na Categoria 3 – 7º ao 9º ano, dentre cerca de 420 projetos, as alunas receberam credenciais para participar e apresentar o projeto na 1ª FeNaDante – Feira Nacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieriem. O evento ocorre de 11 a 14 de setembro de 2019, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo – SP.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A FeNaDante é uma feira de projetos de ciências e tecnologia que tem como um de seus objetivos a divulgação das pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Centenas de projetos foram inscritos, e 58 selecionados para participarem como finalistas.

O projeto “Estudo Etnobotânico de Plantas Medicinais da Comunidade de Padilha– Taquara/RS” foi apresentado, pela primeira vez, na I Feira Científica da EMEF Júlio Maurer – FEJUMA. E, em setembro, do ano passado, foi apresentado na 3ª Feira Municipal de Iniciação Científica de Taquara – FEMICTA, sendo, neste evento, premiado para participar da Mostratec, momento em que receberam as credenciais para a FeNaDante.

Através de um levantamento das plantas medicinais locais, da coleta de informações com as famílias e com a comunidade local, bem como, do estudo científico destas plantas e todo o trabalho de campo, foi-se construindo a pesquisa, até a sua catalogação que servirá como base à população que queira conhecer e saber o real benefício de cada planta.

Além do apoio que será oferecido pela administração municipal para a participação do grupo na FeNaDante, as estudantes organizam promoções para a arrecadação de recursos e buscam outros apoios financeiros para representar a educação de Taquara. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelo telefone da escola 3542.9012.

Participaram do momento de apresentação do projeto, além do prefeito; do vice-prefeito, da diretora Melissa Vilches e das alunas, Larissa, Nicole e Leonarda, os vereadores: Adalberto Carlos Soares (PP), Daniel Laerte Lahm Preto (PTB), Guido Mario Prass Filho (PP), Levi Batista de Lima Junior (PTB), Marlene Terezinha Haag (PTB), Magali Vitorina da Silva (PTB), Sandra Beatriz Schaeffer (PP) e Telmo Vieira (PTB).

Foto: Divulgação / Magda Rabie