Alunos de Mato Grosso realizam visita técnica na Faccat

Faculdade de Taquara recebeu 39 alunos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas.
Turma de 39 alunos de pós-graduação esteve conhecendo o campus em Taquara. Divulgação/Claucia Ferreira/Faccat

As Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) receberam uma turma de 39 alunos de pós-graduação em Gestão de Cooperativas, do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB/MT), que está realizando uma visita técnica pela região. O curso de pós-graduação do Sistema OCB/MT conta com o apoio da Faccat, que foi a responsável pela implantação do Programa de Pós-Graduação naquele Estado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




A integração, denominada Vivências da Especialização em Gestão de Cooperativas – 4ª edição Cuiabá/MT, tem por meta proporcionar aos alunos o conhecimento e as experiências do mundo cooperativo do Rio Grande do Sul. Além da Faccat, os pós-graduandos visitam, no decorrer da semana, cooperativas pelo Estado, como a sede da Unimed em Taquara; o Centro Administrativo do Sicredi, em Porto Alegre; o Sicredi e a Cooperativa Languiru (Coolan), em Teutônia, entre outros.

É preciso inaugurar pessoas


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Na Faccat, a visita ocorreu na noite de segunda-feira, 6 de agosto. O grupo conheceu o campus e foram recepcionados no auditório 3 do Centro de Eventos pelo presidente da Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste (FEEIN), mantenedora da Faccat, Nicolau Rodrigues da Silveira e pelo diretor-geral, Delmar Backes. “Não se faz desenvolvimento em uma região sem desenvolver as pessoas. É muito mais importante inaugurar uma pessoa do que prédios. Não adianta construir um posto de saúde e não ter profissionais qualificados”, exemplifica Backes, destacando a importância do cooperativismo para o desenvolvimento. “Então, inaugurar pessoas é o papel de uma instituição de ensino superior comunitária. A nossa instituição é comunitária. A nossa obrigação é desenvolvermos as pessoas e através das delas, desenvolvermos a região ou várias regiões”, analisa.

A importância do Cooperativismo

Na avaliação do presidente da FEEIN, Nicolau Rodrigues da Silveira, é preciso unir forças para ajudar a desenvolver o Brasil, que passa por um má administração pública e política. “Com o cooperativismo e com os projetos comunitários será possível unir forças econômicas e sociais para construir um Brasil novo. É com trabalho, com honestidade, com gestão que se consegue construir patrimônios e avanços. A Faccat é um exemplo disto”, ressalta.

Já o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho comenta que Faccat é uma entidade séria e comprometida com sua comunidade regional. “Nunca tinha ouvido o termo “inaugurar pessoas”. Gostei muito disto e fico refletindo sobre a qualidade que a Faccat tem, com 40 anos de existência. Este grupo será protagonista do ensino cooperativismo no Brasil. Nós estamos semeando e outros colherão e que sejamos bons jardineiros”, recomenda.

SAIBA MAIS
O curso de Pós-graduação em Gestão de Cooperativas promovido pelo Sistema OCB/MT, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT, contém em sua grade curricular o Módulo ‘Visita Técnica – Vivências em Cooperativismo’. Todos os alunos desenvolvem uma atividade durante uma viagem ao Rio Grande do Sul, considerado o ‘berço do cooperativismo’.