Apagão foi provocado por causa externa à sua rede, diz RGE

Geral

Falta de luz atingiu todos os municípios do Vale do Paranhana, conforme relatos de ouvintes e leitores.

O apagão que atingiu todos os municípios do Vale do Paranhana na tarde desta quarta-feira (15) foi provocado por causas externas ao sistema de distribuição de energia da concessionária Rio Grande Energia (RGE). A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da companhia. Leitores do Jornal Panorama e ouvintes da Rádio Taquara relataram problemas em Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e Três Coroas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“Segundo informações recebidas do ONS (Operador Nacional do Sistema), houve o desligamento emergencial de duas linhas do sistema de transmissão que atendem o estado, com a consequente atuação do Esquema de Controle de Emergência do Rio Grande do Sul. As cargas estão sendo restabelecidas gradativamente. A RGE aguarda mais informações do ONS quanto às possíveis causas do ocorrido”, completa a nota da RGE.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A CEEE informou, em nota, que a instabilidade no sistema elétrico, fora da área de atuação da concessionária, afetou a transmissão de energia em diversos pontos do estado, às 15h42min. A empresa informa, ainda, que “está concluindo a recomposição das suas subestações e apurando a abrangência”.

O monitor em tempo real do ONS registrou uma redução repentina na demanda por energia no Sul do Brasil no meio da tarde. Segundo os dados, às 15h42min, o monitor registrava carga de 17,1 mil megawatss nos três estados do Sul. Um minuto depois, a carag caiu para 14,7mw. Em alguns minutos, a demanda voltou a subir.

Comentários