Apenados do Presídio de Taquara produzem brinquedos infantis para doação

O projeto iniciou em função da festa de Natal, realizada, anualmente, no Presídio, para os filhos de apenados.

No Presídio Estadual de Taquara, apenados fabricam brinquedos para serem doados a crianças no Natal. São jogos, bonecas, carrinhos e bolas feitos com materiais doados e que serão destinados aos filhos de apenados e também a crianças carentes do município.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O projeto iniciou em função da festa de Natal, realizada, anualmente, no Presídio, para os filhos de apenados. Na festa, que, neste ano, ocorrerá no dia 7 de dezembro, serão promovidas atividades que ofereçam alegria e descontração para as crianças. Além disso, os apenados que são pais darão brinquedos aos seus filhos. Como, neste ano, as doações não foram suficientes, a direção e a equipe técnica sugeriram que os próprios apenados fabricassem os objetos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A comunidade doou retalhos, linhas, palitos e outros materiais de artesanato que possibilitaram a produção. “Realizamos uma campanha para arrecadar doações de materiais, para eles iniciarem o trabalho. Com o sucesso da campanha, os apenados, inclusive os que não são pais, começaram a fabricar brinquedos”, conta a psicóloga da Susepe Kameni Rolin, que coordena o projeto. Duas artesãs auxiliaram, ensinando os presos na confecção dos produtos.

Alguns brinquedos também serão doados para crianças carentes da cidade. A diretora do Presídio, Mara Pimentel, ressalta a importância dessa iniciativa na conscientização dos presos. “Além de atender à necessidade de cada pai dar ao seu filho um brinquedo, a ação ajudou a humanizar os apenados”. Ela destaca ainda que foi significativa a adesão deles na iniciativa, inclusive de aqueles que não são pais. “Eles têm nos dado um retorno muito positivo, estão engajados para produzir. Os apenados se sensibilizaram quando falamos na possibilidade de levar uma alegria a crianças menos favorecidas”, afirmou.

Fotos: Divulgação