Apenados do Presídio de Taquara recebem certificação em workshop

Capacitação foi de preparação para o mercado de trabalho.

No último mês de agosto, o Presídio Estadual de Taquara realizou, em parceria com o Núcleo de Orientação Profissional e de Carreira (NOPC), do Centro de Serviços em Psicologia (Cesep) das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), um curso de preparação para o mercado de trabalho, destinado a detentos dos regimes semiaberto e aberto da unidade prisional. Os trabalhos iniciaram no dia 23 e encerraram-se na última sexta-feira (06).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O workshop foi composto por três módulos, com aulas uma vez por semana, abrangendo as temáticas de projeto de vida e carreira, preparação para entrevista e habilidades socioemocionais no trabalho, na carreira e noções de empreendedorismo.Concluíram o curso 14 participantes, que receberam os certificados em solenidade realizada no dia 06 de Setembro.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A diretora, Mara Pimentel, pontuou a importância da atividade para ampliar oportunidades de trabalho. “Este curso vem a somar esforços na oferta de ações de promoção e acesso a educação e profissionalização, para tornar o retorno destas pessoas ao mercado de trabalho um processo efetivo”, afirmou.

A ação, coordenada pela professora dra. Letícia Horn Oliveira, foi ministrada pela equipe do NOPC, formada por Adriane Santos Arruda, Andréa Pereira, Camila Rama e Tainá Cavalheiro Muniz, em articulação com o Setor Técnico da casa prisional.

A psicóloga Kamêni Iung Rolim afirmou que a proposta de oferta de novas ações está em andamento, destacando a importância do trabalho articulado entre os diferentes setores da comunidade. “A realização destas ações amplia e fortalece a rede social de apoio dos participantes, além de possibilitar o aprendizado de habilidades necessárias para lidar com os desafios da inserção no mercado de trabalho”, concluiu.