Aprovado aumento nas tarifas de ônibus no Rio Grande do Sul

Geral

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) aprovou, nesta terça-feira (12), os processos de reajuste tarifário do transporte coletivo no estado. Os novos valores passarão a ser aplicados após a homologação pelos órgãos responsáveis pela gestão das linhas.



No caso do transporte dos municípios dentro da Região Metropolitana de Porto Alegre, cujas linhas são administradas pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano (Metroplan), o aumento aprovado foi de 8,94%. Segundo a Agergs, 3,05% corresponde ao reajuste tarifário do último ano e 5,72% de revisão extraordinária, uma vez que não houve aumentos desde 2016. Os conselheiros afirmam que os cálculos levam em conta gastos das empresas nos últimos anos, incluindo os aumentos no valor do diesel.

Com relação ao transporte de passageiros de longo curso e do interior, o reajuste aprovado é de 18,91% para quando ocorrer o embarque em estação rodoviária que receba comissão. Já para embarques sem comissão de estação rodoviária, o aumento é de 22,20%. Os mesmos reajustes ainda serão aplicados ao despacho de encomendas via ônibus.

Segundo a Agergs, a resolução com estes índices será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13). Em seguida, cabe à Metroplan, no caso do transporte metropolitano, e ao Departamento Autonomo de Estradas de Rodagem (Daer), no transporte de longo curso, definir as datas em que as novas tarifas entrarão em vigor.