Temperatura agora:   12.5 °C   [+]

Atividades culturais marcam programação das tardes na Oktoberfest de Igrejinha

Grupos de danças mostraram técnicas nas coreografias no último domingo. Vinicius Linden/Jornal Panorama

A programação da Oktoberfest costuma ter os seus maiores públicos durante os shows nacionais, que levam milhares de visitantes ao Parque Almiro Grings. Mas, para quem aprecia uma programação alternativa e de muita cultura, não pode deixar de conferir as atividades que acontecem nas tardes do sábado e do domingo. Sob o guarda-chuva do projeto Igrejinha Vivendo a Cultura, a lona um recebe apresentações artísticas, culturais e folclóricas. Além disso, nos sábados, também são realizados os jogos germânicos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Presente na programação cultural da festa desde 2002, os Jogos Germânicos são uma forma de integração entre os grupos participantes. As brincadeiras são inspiradas nas atividades e esforços que os primeiros colonizadores tiveram que enfrentar para sobreviver e melhorar a qualidade de vida quando chegaram ao Brasil. Entre as provas estão o Machado, Serra de Duas Pontas, Carrinho de Mão, Cabo de Guerra, Perna de Pau, Batalha Viking, Knips (jogo de tabuleiro), Schnorrer (que combina mira e estratégia de lançamento).

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Concentração e alegria nas apresentações artísticas. Vinicius Linden/Jornal Panorama

No domingo, o projeto cultural leva para a Oktoberfest as atividades por meio da dança. Integrante da Comissão de Cultura da Oktoberfest, Juliano Müller de Oliveira explica que grupos de diversas etnias participam do evento. No último domingo, por exemplo, as culturas japonesa, italiana, alemã e o tradicionalismo gaúcho estiveram presentes. “Esse é o maior objetivo da Oktoberfest, mostrar que somos, sim, uma festa de chope, mas não somos apenas uma festa de chope. Somos uma festa de muita cultura, de muita tradição e, na lona um, é isso que trazemos para os visitantes”, disse Juliano ao Panorama, convidando o público a, neste segundo domingo da festa, a partir das 11h30min, voltar a conferir as apresentações de dança na Oktoberfest.

Dupla sertaneja volta a Igrejinha após sete anos. Divulgação

Zezé Di Camargo & Luciano sobem ao palco nesta sexta-feira

Depois de sete anos, os irmãos Zezé Di Camargo & Luciano retornam ao palco da Oktoberfest de Igrejinha esta noite. O show acontece a partir da meia noite, a bilheteria e o parque de eventos abrem às 20h.

Meia entrada para estudantes e idosos

Estudantes e idosos têm desconto e pagam meia entrada no acesso ao parque. Para os estudantes é necessária a apresentação da carteira de identificação estudantil, com foto, modelo único, emitida pela UNE, UBES/UGES ou ANPG, conforme Lei Federal 12.933/2013. A carteira também deve ser apresentada na catraca de acesso. Para idosos é necessário a apresentação de documento de identidade, com foto, de acordo com a Lei Federal 10.743/2003 (Estatuto do Idoso), comprovando idade igual ou superior a 60 anos, o documento também deve ser apresentado na catraca da portaria.

Caminho Cultural

Uma verdadeira viagem pela cultura e história germânicas aguarda os visitantes no Caminho Cultural da 30ª Oktoberfest de Igrejinha, que reúne exposição fotográfica, museológica, artesanato, gastronomia, religião, forjaria e muito mais em uma rota cheia de descobertas. O Caminho Cultural inicia pelo Pórtico de entrada e segue pela Vila Germânica do Parque da Oktoberfest com Exposição de Esculturas Igrejinhenses, Casa do Turismo, Casa do Imigrante: Fotos Antigas, Casa da Música, Igreja, Armazém COOPAI, Ferragem ASAPHIC, Artesanato, Espaço Parananhaecke e Fundação Cultural.

 

PROGRAMAÇÃO

27/10 – SEXTA-FEIRA

20h – Abertura do Parque da Oktoberfest e início dos bailes típicos

23h – E-Oktober – DJs Blu 3, Oz, Rowdy e Gottinari (Local: Pavilhão 1)

0h – Show Zezé Di Camargo & Luciano (Local: Palco Principal)

– Programação Musical:

Bandinhas Típicas: Imigrante e Real Madri

Lona: Orquestra Munique

Pavilhão 2: Orquestra Continental e Rainha Musical

Pavilhão do Kerb: Banda Hopus

5h – Encerramento das Festividades

 

28/10 – SÁBADO

12h – Abertura do Parque da Oktoberfest (entrada franca até as 16h)

Das 13h30 às 17h – Igrejinha Vivendo a Cultura 2017 – Jogos Germânicos e Apresentações Artísticas, Culturais e Folclóricas (Local: Lona)

16h – Parada Festiva (Local: Avenida Presidente Castelo Branco, em direção ao Parque da Oktoberfest)

17h – Show Fritz4 (Local: Lona)

21h – Apresentação do Presidente e Vice-Presidente da 31ª Oktoberfest de Igrejinha (Local: Pavilhão do Kerb)

23h – E-Oktober – DJs Darth & Vader, Vincce, Maicon Wolf, Luciano Jobim e Otherside (Local: Pavilhão 1)

– Programação Musical:

Bandinhas Típicas: Verno & Cia, Imigrante e Real Madri

Lona: Orquestra Continental e Musical Blue Star

Pavilhão 2: Banda 10, Super Banda Choppão e Brilha Som

Pavilhão do Kerb: Canecão do Vale, Hopus e Aquarela

5h – Encerramento Das Festividades