Biblioteca Comunitária de Taquara é inaugurada e recebe o nome de Rubem Romeu Heidrich

Educação

Espaço foi construído em parceria da administração com o Grupo CPFK e o Instituto Ecofuturo.

Autoridades municipais fazem o descerramento da fita inaugural da Biblioteca Comunitária. Divulgação/Cleusa Silva

Solenidade realizada na noite desta quarta-feira (28), em Taquara, marcou a inauguração da Bibilioteca Comunitária Rubem Romeu Heidrich. Financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a unidade foi construída em parceria entre a administração municipal, o Grupo CPFL Energia e o Instituto Ecofuturo, organização mantida pela Suzano Papel e Celulose. O espaço objetiva a democratização do acesso aos livros, além de promover a formação de novos leitores.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O prefeito de Taquara, Tito Lívio Jaeger Filho, explicou a escolha do nome do professor Rubem Romeu Heidrich para ser o homenageado, devido ao trabalho prestado ao município e por ser um amigo dos livros e da educação. O chefe do Executivo ainda comentou sobre a parceria com a RGE, mencionando, inclusive, a quitação da dívida história da Prefeitura com a companhia e os benefícios alcançados por meio desta negociação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Murilo dos Santos Laude, de cinco anos, faz sua leitura em meio a multidão que acompanhou a inauguração da Biblioteca Comunitária. Divulgação/Cleusa Silva

Localizada na rua João Bayer, número 15, no bairro Petrópolis, a Biblioteca Comunitária Municipal está instalada em uma sala do Colégio Municipal Theóphilo Sauer, e seu acervo inicial de 1.000 livros será disponibilizado a comunidade em geral. A sala foi montada com dois computadores, impressora, software para gestão da biblioteca, equipamento de TV e Blue-Ray, além de mobiliário como mesas e cadeiras e espaço para as crianças. A Administração Municipal, que disponibilizou o espaço na escola da rede municipal, também cederá dois funcionários que atenderão os visitantes, além de ficar responsável pela manutenção da sala.

Nascido em Taquara, em 1945, Rubem Romeu Heidrich formou-se professor de Geografia pelas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras do Centro de Ensino Unificado de Brasília/DF, foi professor na Fundação Educacional no Distrito Federal e Segundo Tenente do Exército, onde permaneceu até atingir o Oficialato. Em Taquara, o professor Rubem trabalhou no Escola Dorothea Schäfke, no Colégio Santa Teresinha, foi professor e diretor na Escola Cenecista de 2º Grau Dr. Edmundo Saft, encerrando sua carreira como diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Emílio Leichtveis.

Biblioteca Comunitária Municipal Rubem Romeu Heidrich está localizada em uma sala do Colégio Municipal Theóphilo Sauer. Divulgação/Cleusa Silva

Antes do descerramento da fita inaugural, ocorreu ainda a entrega dos certificados aos formandos do curso de auxiliar de biblioteca, promotor de leitura, e das oficinas de natureza educadora e de gestão e sustentabilidade. Logo após a inauguração, o menino Murilo dos Santos Laude, de cinco anos, acompanhado pela sua mãe Édina Kelly dos Santos e sua irmã Sharon dos Santos Laude, conheceu o espaço destinado as crianças e, enquanto lia seu livro, nem se preocupou com o barulho da multidão ao seu redor.