Campanha para o Conselho Tutelar de Taquara começa na próxima terça-feira

Oito candidatos concorrem e tiveram sorteio para definição dos seus números.
Dos oito candidatos, cinco serão eleitos no pleito realizado em outubro.
Vinicius Linden/Jornal Panorama

Oito candidatos disputarão, neste ano, a eleição do Conselho Tutelar de Taquara, que será realizada no dia 6 de outubro. Nesta terça-feira (13), os concorrentes participaram de uma reunião com membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que organiza o pleito, para receberem as últimas orientações sobre a campanha, que começará no dia 20 de agosto (próxima terça-feira), e relaizar o sorteio dos números de votação. Neste ano, a eleição para o Conselho Tutelar será, pela primeira vez, de forma eletrônica, com o uso das urnas cedidas pela Justiça Eleitoral.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Entre as regras apresentadas para a campanha, está a proibição da confecção de adesivos pelos candidatos. O material publicitário impresso será liberado ao candidato, desde que não ultrapasse o tamanho de uma folha A4. A campanha na internet será liberada para os concorrentes, por meio de correio eletrônico, site, aplicativos de mensagens, redes sociais ou qualquer outro meio eletrônico. Não são permitidos cartazes e placas.

O material de campanha deve ser individual de cada candidato. Mesmo que o eleitor possa votar em cinco concorrentes, os candidatos devem fazer as campanhas individualmente. Não são permitidos anúncios luminosos, faixas fixas, auto-falantes, veículo de som, confecção de material coletivo ou inscrições em qualquer local público. Também não será permitida a oferta de promessas de resolver eventuais demandas que não estão em atribuições do Conselho Tutelar, promovendo a criação de falsas expectativas na população.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Outro ponto aprovado na reunião desta terça-feira foi a destinação dos locais de votação. Serão 12 locais que receberão as urnas: Secretaria Distrital de Padilha, Escola Hermínia Marques, Escola Rodolfo von Ihering, Escola Willybaldo Bernardo Samrsla (Ciep), Escola Theóphilo Sauer, Escola Rosa Elsa Mertins, Escola 27 de Maio, Escola Dirceu Marílio Martins, Escola Getúlio Vargas, Escola Lauro Hamp Müller, Escola Zeferino Vicente Neves Filho e Barracão Católico do Passo do Mundo Novo.

Prova

Os candidatos aptos a concorrer no pleito deste ano do Conselho Tutelar passaram por uma última etapa no dia 5 de agosto, quando tiveram a prova de conhecimentos. Dos nove concorrentes, oito conseguiram aprovação na prova para disputar a eleição. Os concorrentes disseram que foi um teste exigente, com perguntas bem elaboradas pelo Comdica.

Rádio Taquara

Para contribuir com a eleição do Conselho Tutelar e a comunidade na tomada de decisões sobre a eleição do Conselho Tutelar, a Rádio Taquara realizará rodada de entrevistas com os oito candidatos. Será de 9 a 18 de setembro, sempre a partir das 9h15min, no programa Painel 1490. Durante 20 minutos, os concorrentes poderão expor o seu currículo e trajetória, bem como divulgar as propostas para a eleição.

Os candidatos

  • Angelita Raquel Martins
  • Aparício Renner da Silva
  • Gilmar Breier
  • Jonathan de Moura Almeida
  • Marissol Valandro da Rosa
  • Renato Francisco Schnorr
  • Rosângela Maria Metzger
  • Silvia Isabel Prass
Membros do Comdica responsáveis pela organização do pleito.
Vinicius Linden/Jornal Panorama