Capacitar para Incluir forma mais 31 pessoas em Taquara

Educação

Programa é realizado em parceria da Prefeitura com o Senac.

Com o objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho, o projeto “Capacitar para Incluir” formou mais 31 pessoas, em sessão solene de certificação realizada, no dia 11 de dezembro, no Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAC. Formaram-se 16 pessoas no curso “Excelência no atendimento para garçom”, e, 15, no curso “Técnicas básicas para manicure”. O “Capacitar para Incluir” iniciou em julho de 2018, sendo uma parceria efetivada por meio de convênio entre o SENAC/Taquara e a Prefeitura de Taquara, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O evento contou com a presença do professor do curso “Excelência no atendimento para garçom”, Renato Altenhofen; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Guido Mário Prass Filho; do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Anildo Araújo; da coordenadora do Programa Bolsa Família, Clarice Quadros e da diretora do SENAC/ Taquara, Andressa Custódio. “É mais um momento de alegria para todos nós que estamos empenhados em promover o desenvolvimento profissional de pessoas da nossa comunidade. A partir de hoje elas passam a contar com um certificado importante do SENAC em seus currículos”, observa o secretário Araújo.

A iniciativa visa proporcionar às pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família qualificações para a integração ao mercado de trabalho. A ideia é que toda a família participe, sendo destinados cursos para crianças e adultos, a partir dos oito anos de idade.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Participante do curso de Manicure, Alessandra Jardim Hinschink, disse ter gostado do curso. “Aprendi técnicas de como fazer um bom acabamento na unha, a professora cobrou muito a perfeição e a utilização dos materiais”, lembra Alessandra. Zaqueu de Lima Moraes foi um dos concluintes do curso para garçom. “O curso foi ótimo atendeu as minhas expectativas, além de me ajudar como pessoa, me fortalecendo e incentivando para a vida”, revelou Moraes, que luta contra uma depressão há bastante tempo.

Ao todo, serão proporcionados 10 workshops motivacionais e oito cursos de capacitação, simultaneamente, até dezembro deste ano, prevendo a participação de cerca de 600 pessoas, com entrega de certificados a todos. O investimento de R$ 28 mil reais, para suprir o convênio, advém do Índice de Gestão Descentralizada Municipal – IGDM Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social.

Já foram realizados os workshops “Como alcançar seus objetivos?” e “Como elaborar meu currículo?”, cursos de Informática fundamental (08 aos 10 anos), Informática fundamental para o Trabalho (14 aos 24 anos), curso de Empregada Doméstica, Excelência no Atendimento para Garçom e Técnicas básicas para manicure.

Formandos dos cursos de manicure e garçom receberam certificados. Divulgação