Cerimônias do ano novo tibetano acontecem no próximo domingo (1º) em Três Coroas

Cultura e Lazer

Programação é responsável por atrair intensa visitação ao templo budista.

Arquivo / Panorama

Responsável por intensa visitação turística a Três Coroas no começo do ano, a celebração do Ano Novo Tibetano, no Centro Budista, acontecerá novamente no próximo domingo, dia 1º de março, a partir das 10 horas. A atividade acontecerá no Centro situado na localidade de Águas Brancas, com a tradicional apresentação das danças sagradas tradicionais que marcam as comemorações do Losar. O ano que se inicia é o de 2147, o ano do rato de ferro, de acordo com o calendário tibetano.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


As danças são realizadas com indumentárias, máscaras e implementos tradicionais tibetanos, representando a meditação em movimento. Segundo a crença, elas expressam a aspiração de que a paz e a harmonia aumentem para todos os seres, e que o poder da intenção positiva de evitar que qualquer escuridão, distúrbios ou energias negativas do ano que passou sejam levados para o ano seguinte.

As cerimônias serão lideradas por Chagdud Khadro, diretora espiritual do Chagdud Gonpa Brasil, templo budista três-coroense. A organização orienta que os visitantes agendem–se para chegar ao local com antecedência, visando a estacionar o carro e acomodar-se com tranquilidade. O portão será aberto ao público às 9 horas. O evento será realizado embaixo de uma tenda, portanto, não será cancelado em decorrência de chuva ou tempo ruim. A entrada será gratuita e o acesso é permitido apenas em carros de passeio.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE