Doces possibilidades: conheça as delícias e as histórias da Chocolataria Gramado, em Taquara

Doces possibilidades: conheça as delícias e as histórias da Chocolataria Gramado, em Taquara

Com oito anos, loja se torna check-in confirmado, tanto para os taquarenses, quanto para quem visita a cidade

A Chocolataria Gramado é um lugar que fala por si. Cheio de detalhes, capazes de produzir memórias. Uma mistura de referências históricas – com painéis de fotos antigas e madeira rústica – espaços modernos e, principalmente, acolhedores. Lembra muito os estabelecimentos da Serra Gaúcha, uma das inspirações para o local já que os chocolates vêm de lá. A Chocolataria, atualmente, acomoda até 80 pessoas sentadas e trabalha com reservas para eventos formais e também familiares, como aniversários, por exemplo.

Se tratando de experiência, o lugar, o atendimento e, não menos importante, o cardápio, representam uma infinidade de opções. É um check-in confirmado, seja para um lanche rápido, uma compra para adoçar a tarde, pós-almoço – com trufinhas divinas – ou mesmo para jogar conversa fora com os amigos, a família, e saborear salgados – feitos na hora – cafés simplesmente deliciosos, sorvetes e criações da própria casa. Ou ainda jogar algum jogo de tabuleiro (alugado pela loja para os clientes).

Uni-duni-tê: você vai de doce ou/e salgado?

Lanches feitos na hora são uma das opções do cardápio da Chocolataria. Ronaldo Siebel/Jornal Panorama

A escolha depende, basicamente, do seu momento e desejo. Se tratando de salgados, a Chocolataria serve sanduíches que combinam diversos sabores, e seguem uma linha mais natural, atendendo também a demanda dos integrais. Tudo fresquinho, feito na hora. Há ainda esfirras e calzones, servidos à mesa e também preparados para consumir em casa – ótima pedida para aqueles dias em que o horário de almoço é usado para pagar boletos e fazer compras.

Para acompanhar, qualquer uma das opções é um bom investimento. Os sucos – naturais – também são feitos na hora e, além dos sabores tradicionais, você pode misturar frutas e fazer uma bebida personalizada. Há ainda os cafés. São os destaques da Chocolataria, por se tratarem de cafés especiais. Se você não dispensa uma boa, e diária, dose de café, nem pense em passar em Taquara sem provar um desses. São preparados apenas pelos funcionários que têm curso específico e seguem receitas e ingredientes padrão. É uma viagem, em formato de xícara ou taça, pode apostar.

Cafés especiais fazem parte do cardápio que tem atraído visitantes de toda a região. Ronaldo Siebel/Jornal Panorama

Mas não se limite, esse é só o começo da aventura, pois a Chocolataria serve sobremesas e criações indescritíveis – e doces. Tem açaí, salada de frutas, fondue, e as taças especiais de sorvete, que são de “comer com os olhos”. E se você quiser apenas uma degustação mais simples, porém, sem perder no sabor, ainda tem o buffet de sorvete (vindos de Lajeado), com 24 sabores, além de granulados, cerejas e caldas a gosto do cliente.

Mimos e docinhos para levar de presente

Chocolataria oferece diversas opções de presentes com preços acessíveis. Ronaldo Siebel/Jornal Panorama

Depois de apreciar todas as delícias da Chocolataria é quase impossível não querer levar um pouco da loja para casa, ou mesmo compartilhar com quem a gente ama. E nesse quesito a loja também está bem municiada, a começar pelo “carro chefe”, os chocolates – em barra, trufas, plaquinhas, e demais formatos e sabores, além de fórmulas (ao leite, com mais ou menos cacau). Os preços variam de acordo com a escolha, mas há opções para os mais variados gostos e bolsos.

A Chocolataria ainda confecciona cestas para datas tradicionais, como Páscoa e Natal, mas também atemporais, afinal de contas, a vida já é motivo suficiente para comemorar e presentear. E, caso você não queira adoçar demais quem você ama, a loja comercializa produtos alternativos, tais como, bichinhos de pelúcia, xícaras, quadrinhos, caixinhas e latas decoradas. É uma variedade de mimos encantadores, com preços distintos.

Você vai gostar de saber: horários e condições do ambiente

Se você já deixou de ir a um local, influenciado pelo calor, vai gostar de saber que a Chocolataria é climatizada. Além disso, o horário de atendimento é outro diferencial. De segunda a sábado, a loja funciona das 8h às 21h e, aos domingos, abre das 14h30 às 22h, sem apressar os clientes. Dá pra curtir bastante a experiência. Agora, caso você já conheça o local e queira apreciar um bocadinho dele em casa mesmo, adivinha: tem tele-entrega! É verdade esse bilhete! No comércio local e arredores do Centro, as próprias funcionárias entregam o seu lanche. Já nos bairros, a loja chama um boy e acrescenta uma taxinha ao pedido.

É muito prático, mas há quem prefira ir até a loja. E é aí que entram as histórias da Chocolataria. Segundo a proprietária Maria Borba, o endereço já se tornou um local de referência, sendo usado para múltiplas finalidades, desde entrevistas de emprego, reuniões, encontros de casais e despedidas de viagem, até comemorações e encontros políticos. Casamento ainda não saiu no local, mas pedidos, sim. ..ai, que romântico, né?

Têm histórias cute também, como a do Henry que, neste ano, escolheu comemorar o sexto aniversário dele na Chocolataria. Os pais, Magnus e Lisiane, são clientes da loja desde a inauguração e contam que todos os anos Henry e o irmão mais velho, Joshua, escolhem um passeio para comemorar o aniversário. A tradição também se estende à mãe e às amigas da família. Fazem um passeio para se encontrarem em datas comemorativas. Esse ano, o check-in das meninas também foi na Chocalataria – o motivo foi o aniversário da mãe dela.

Há ainda outra tradição na família relacionada à Chocolataria. No entanto, é de caráter mais executivo. Ou, nem tanto. É que Magnus fez dos chocolates mimos para clientes e amigos que ele conheceu, durante as viagens a trabalho. Segundo ele, desde que iniciou a rotina de negócios, sempre buscou algo que agradasse as pessoas e, ao mesmo tempo, fosse fácil de carregar na bagagem. Descobriu, com o tempo, que os mimos “doces” agradaram tanto a ocidentais, quanto a orientais. Foi então que a Chocolataria foi promovia a “fornecedora de mimos” para Magnus, seus amigos e clientes de todo o mundo.

Para Maria, as histórias são o combustível que movem ela e a equipe, justamente, para eternizar boas lembranças e momentos. Ela conta que está sempre buscando se aperfeiçoar, no que diz respeito ao manuseio e apresentação dos alimentos, mas em relação ao atendimento, destaca que é algo nato. Se sente bem em servir e promover a satisfação do cliente. Algo que ela passa aos funcionários – que também têm capacitações periódicas.

Rua Júlio de Castilhos, 2490, Centro, Taquara/RS
Fone: (51) 3542.2077
Facebook:
clique aqui!