Temperatura agora:   3.3 °C   [+]

Chuva de meteoros poderá ser observada com câmeras em Taquara

O céu do Rio Grande do Sul terá, entre a noite desta terça-feira (21) e a madrugada de quarta-feira (22), o registro de uma chuva de meteoros Líridas. O fenômeno poderá ser observado através de câmeras instaladas no Observatório Especial Heller & Jung, situado em Taquara. O professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo espaço, explica que o melhor horário para a observação será entre as 23h e o nascer do sol no dia seguinte. O site do Jornal Panorama oferece, em tempo real, as câmeras “Tempo Clima” do Observatório, com imagens das condições climáticas nas 24h do dia.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“O radiante dessa chuva de meteoros fica na constelação de Lira, daí o nome Líridas, que fica na região norte do país, e pode apresentar até 18 meteoros por hora. Aqui no sul esta taxa poderá ser menor, com uma média de sete meteoros por hora”, explica o professor.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Segundo as informações, esses meteoros são fragmentos do cometa Thatcher, e a observação, neste ano, será melhor pela ausência de uma maior luminosidade da lua. Essa condição permitirá um céu mais escuro. Além disso, o distanciamento social dos últimos dias permitiu uma redução da poluição, o que também melhora as condições de observação.

O Observatório Heller & Jung possui 19 câmeras em alta definição e vem se destacando ao registrar meteoros de elevada magnitude.