Cimol dá início a sua 11ª Feintec

Feira de Inovação Tecnológica pode ser visitada até quinta-feira em Taquara.
Autoridades da mesa na abertura oficial: Maria Luiza Freitas Monteiro de Barros, vice-diretora do Cimol, coordenadora de projetos e organizadora da Feintec; Márcia Cattani de Moura, vice-diretora do Cimol; Antônio Edmar Teixeira de Holanda, secretário municipal de Educação de Taquara; Karine Kersting, diretora do Cimol, e Gizele de Quadros Oliveira, vice-diretora do Cimol. Foto: Divulgação / Mariana Halmel

Com representação constante em inúmeros eventos estaduais, nacionais e internacionais, o Cimol iniciou, nesta terça-feira (5), a sua 11ª Feintec. A programação da Feira de Inovação Tecnológica segue até a quinta-feira, com visitação aberta ao público no ginásio da escola. A abertura oficial contou com a presença do secretário municipal de Educação, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, que destacou a importância da escola técnica estadual para a região. “Hoje estamos aqui vendo como os alunos e professores se esforçam para colocar o Cimol neste lugar de referência em educação no Brasil”, ressaltou.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Neste ano, a Feintec conta com 30 projetos desenvolvidos por estudantes dos segundos e terceiros anos. Todos eles estão sendo avaliados por profissionais vinculados a instituições de ensino como Faccat, Universidade Feevale, Unisinos, UERGS, UFRGS e IFRS. “Muitos deles são professores doutores, titulação que qualifica ainda mais a nossa feira, tanto em relação a esta troca de informações e experiências com os alunos, quanto no resultado da avaliação dos projetos”, comentou a vice-diretora do Cimol, coordenadora de projetos e organizadora da Feintec, Maria Luiza Freitas Monteiro de Barros. Segundo ela, entre as novidades deste ano está a parceria com a empresa Tec-Pro – especializada em treinamento e desenvolvimento profissional, que oferece cursos de capacitação técnica personalizados na área de manufatura – que está disponibilizando uma bolsa de estudo para o eixo de inovação industrial.  


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Por sua vez, a diretora do Cimol, Karine Kersting, enfatizou que a Feintec representa uma grande oportunidade de troca de experiências e de aperfeiçoamento dos projetos para os alunos. “Já para nós, como professores, é muito gratificante, pois dá sentido ao nosso trabalho”, avaliou. Conforme ela, os projetos são trabalhados desde os primeiros anos e envolvem os professores da escola na orientação das pesquisas. “Temos um grupo muito bom, que se dedica muito além da carga horária para acompanhar todo o desenvolvimento dos alunos”, comentou Karine.

Premiação

Os melhores trabalhos receberão medalhas, troféus e certificados de participação. Além disso, a premiação inclui destaques como passaporte para a Mostratec 2020, credencial internacional 2020 e bolsas de estudo na Faccat, na Universidade Feevale e na KNN Idiomas. Além da indicação dos avaliadores, o público também poderá votar em seu projeto preferido, que será premiado com o Troféu da Galera.

Programação

Quarta-feira, dia 6

8h às 11h30min | 13h às 17h | 19h às 21h – Visitação

Quinta-feira, dia 7

8h às 11h30min | 13h às 14h30 – Visitação

15 horas – Cerimônia de encerramento e premiação da Feintec

Projetos

Veja abaixo os títulos dos projetos apresentados a partir de cada curso:

Eletrônica: Previsão de deslizamentos, Dispositivo para alerta do sono ao volante, Medidor de qualidade do solo e Balança nutricional inteligente.

Eletrotécnica: Carteira escolar com regulagem de altura, Reutilização da água do condicionador de ar para repor a umidade do ar e Conector derivação para cabos rígido e flex.

Mecânica: Órteses ortopédicas fabricadas na impressora 3D, Reutilização do couro calçadista e Desenvolvimento de próteses de baixo custo impressas em 3D para animais.

Design de Móveis: Chapas sustentáveis de bambu, Criatividade na infância, Biblioteca inclusiva para deficientes, Aprimoramento do potencial turístico de São Francisco de Paula, Sala de aula 2.0 e Mobiliário sustentável para lares.

Móveis: A união das famílias durante as refeições e Cristaleira: flores que encantam.

Informática: Aplicativo para autodefesa feminina e Aplicativo de auxílio na educação de crianças autistas.

Química: Sistema de filtração de óleos e graxas em estéticas automotivas, Processo de aceleração da biorremediação, Utensílios biodegradáveis BPA Free para a alimentação de crianças, Ferradura ecológica e Reaproveitamento de rejeitos da indústria calçadista.

Meio Ambiente: Biofertilizante, Agricultura familiar e êxodo rural, Abelhas nativas em equilíbrio com a sociedade, Gestão ambiental dos recursos hídricos e elétricos da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato e Plantas alimentícias não convencionais.

Visitação da Feintec pode ser realizada até esta quinta-feira (7). Divulgação / Mariana Halmel