Começa a funcionar o Castramóvel em Taquara

Geral

Prefeitura deu início às atividades atendendo acumuladores.

A Prefeitura de Taquara, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, deu início, nesta quinta-feira (13), às atividades do Castramóvel, após longa espera. Inaugurado em 2016, o serviço passou por diversos entraves até começar a atender a comunidade. Os primeiros trabalhos estão sendo realizados com acumuladores, como é o caso de uma moradora do bairro Tucanos que possui cães e gatos em sua casa. Somente neste local, 10 castrações serão feitas nesta quinta-feira.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A diretora de Meio Ambiente de Taquara, Laura Huff, explicou ao Jornal Panorama e à Rádio Taquara que a demora para o início das atividades do Castramóvel ocorreu pela necessidade de todas as adequações do projeto junto ao Conselho de Medicina Veterinária. Também aconteceram, segundo Laura, dificuldades financeiras,que atrapalharam a compra de anestésicos e outros medicamentos. Feitas todas as adaptações, foi possível dar início às ações de castração.

Após este primeiro atendimento com a moradora do bairro Tucanos, a Secretaria de Meio Ambiente pretende chegar em outros acumuladores do município. Para tanto,este serviço ocorrerá após o recesso da prefeitura. A comunidade que possui animais para serem castrados também poderá acionar o serviço, desde que comprove a baixa renda. Os agendamentos dos serviços serão feitos a partir de 5 de janeiro. Segundo Laura, 60% das castrações serão para animais de rua e 40%para a comunidade de baixa renda. O trabalho com os animais das ruas contará com o apoio da Associação Protetora dos Animais de Taquara (Apata) e acontecerá em pontos específicos, buscando o auxílio da própria comunidade para que ceda suas residências como lares temporários durante a recuperação dos procedimentos de castração.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Castramóvel inicia atendimentos com acumuladores de animais em Taquara. Especial/Sandra Schaeffer