Como criar um infográfico em poucos passos

Organizar informações se tornou uma necessidade, ajuda a analisar melhor os dados e chegar a conclusões que acabam sendo facilitadas pelas representações que os infográficos fornecem. Baseado nisso, diversas ferramentas que possibilitam a criação desses gráficos foram criadas, facilitando este processo.

Um dos tipos de gráficos mais utilizados são os infográficos, que permitem uma melhor análise dos dados que a pessoa possui, permitindo ela que consiga depois de ver as informações chegar a uma melhor escolha. Provavelmente ainda existem dúvidas sobre os infográficos, e disso trataremos a seguir.

O que são infográficos?

São gráficos que permitem que você transmita as informações que antes eram apenas vários dados agrupados, com representações que tornam a leitura do mesmo uma tarefa muito mais fácil. Pois, por exemplo ver todos os dados de 2019 separados e comparar com 2018 quando estão em uma tabela é bem mais complicado do que quando estão em gráfico.

Resumindo, infográfico nada mais é que um gráfico que representa as informações que você possui em uma tabela ou anotado em algum outro lugar. Sua função é facilitar a análise dos dados, e isso pode ser aplicado nas mais diversas áreas, desde esportes até o mercado financeiro. 

Criá-los antigamente era um trabalho bastante complicado necessitando de réguas e um bom traço, mas com advento da tecnologia isso foi bastante facilitado.

Qual melhor ferramenta para fazer infográficos?

Uma das melhores ferramentas criadas nos últimos tempos foi o Adobe Spark, ele permite que você crie diversos tipos de gráficos sem necessitar aprender a usar nenhuma ferramenta de criar gráficos, basta substituir nos locais indicados e você terá um gráfico com as suas informações.

Eles podem ter a forma que você quiser, basta escolher um dos tipos já disponibilizados previamente pelo Adobe Spark e então pôr os seus valores. E ainda, se quiser fazer alterações nos valores para que os dados fiquem como você quer, basta trocar os valores sem ter que começar tudo de novo.

Como fazer infográficos?

Você deve começar adicionando os dados que possui a sua tabela, para isso deve clicar em “ADICIONAR ITEM”, assim poderá adicionar os dados que podem ser vistos em seu gráfico.

Se deseja realçar alguma informação no seu gráfico, você deve passar o mouse por cima do item escolhido e clicar no ícone “estrela”, assim ele aparecerá com mais destaque no seu gráfico.

Na sequência, você deve escolher o design que o seu gráfico terá, ou seja, a forma que você quer que ele tenha, para isso deve clicar na aba “DESIGN” e escolher entre as diversas opções que o Adobe Spark lhe oferece, podendo ser gráfico de linhas, gráfico de barras, pizza, entre muitos outros. Por fim, você tem três opções baixar, compartilhar ou imprimir. Daí basta dar ele o destino que decidiu.

Onde encontrar a opção dos infográficos?

Mas, ainda não respondemos a uma questão, que é onde ir para usufruir dessa fabulosa ferramenta? Bom, é disso que trataremos agora. 

Se já tem certeza do gráfico que quer fazer e se ele for na forma de barras, clique aqui. Já se o gráfico que você quer gerar é na forma de linhas, então acesse aqui

E por fim, se o gráfico que você quer fazer for na forma de uma pizza, basta clicar aqui. Se essas opções específicas não atendem ao seu desejo, é só ir na primeira que disponibilizamos, lá deve ter o que você procura para o seu infográfico.

Texto por: Adobe Spark