Concurso Literário Faccat Jornal Panorama

XVII CONCURSO LITERÁRIO FACCAT – JORNAL PANORAMA

2018

TEMA: SONHOS!

            Neste ano de 2018, completam-se 50 anos da morte de Martin Luther King Jr., ativista político norte-americano, que lutava pela causa da igualdade étnica e social. Em um dos seus célebres discursos, ele proferiu repetidamente a famosa frase “I have a dream”, para falar dos seus sonhos de um país sem desigualdades, sem preconceitos, com oportunidades iguais para todos, independentemente de condições sociais, origens étnicas e gênero.

Decorrido meio século, os sonhos coletivos parecem esmorecer frente a uma realidade cada vez mais fragmentada e individualizada. Falar em projetos que visam ao bem comum, muitas vezes, é visto como algo quixotesco. Ao mesmo tempo, revelar seus sonhos individuais também pode ser um ato censurado por olhos e lábios ressecados pela desesperança.

Sonhar, hoje, tornou-se um ato de bravura.

Assim, fazemos um convite para uma aventura que só cabe aos bravos e aos fortes: revela-nos os teus sonhos?

Escreve uma crônica, um conto ou um poema em que expresses os teus sonhos, sejam eles para a humanidade, sejam para a tua vida privada. Vale também sonhar pelos outros, por todos aqueles que não têm ou não podem ter essa ousadia.

Ideias na cabeça, sonhos no coração e palavras no papel: vamos participar do Concurso Literário Faccat / Jornal Panorama?

REGULAMENTO

1 Das inscrições

  • 1.1 A participação poderá ser apenas individual.
  • 1.2 Os inscritos poderão participar nas modalidades conto, crônica e poema.
  • 1.3 Será permitida a participação simultânea em mais de uma modalidade.
  • 1.4 Os trabalhos inscritos deverão ser inéditos, entendendo-se como tal o texto não impresso (em livros, revistas, etc.).
  • 1.5 Na edição 2018, focada em valorizar a produção textual de autores da área de abrangência dos promotores, poderão participar pessoas residentes no Vale do Paranhana e nas regiões de abrangência da Faccat (Taquara, Parobé, Igrejinha, Três Coroas, Rolante, Riozinho, Araricá, Campo Bom, Canela, Glorinha, Gramado, Gravataí, Nova Hartz, Sapiranga, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula), bem como professores, funcionários, acadêmicos e ex-acadêmicos da Faccat (dos cursos de graduação e pós-graduação) independente de onde residam atualmente, observando-se a idade mínima de 15 anos.
  • 1.6 A inscrição dos interessados deverá ser feita até o dia 30 de outubro, com o envio dos trabalhos (os trabalhos serão postados no ato da inscrição), por meio do site da Faccat (faccat.br).
  • 1.7 Serão permitidas submissões de cinco trabalhos por modalidade. Cada inscrição representa uma modalidade. Assim, para submeter em modalidades diferentes, é necessário fazer nova inscrição.

2. Da identificação dos textos

  • 2.1 Os trabalhos deverão ser apresentados digitados em espaço 1,5, letra 12, não devendo ultrapassar duas páginas tamanho A4 (margens de 2 cm).
  • 2.2 Os textos deverão conter um pseudônimo, que não pode coincidir com o nome do autor ou, de alguma forma, identificá-lo. Deverá ser colocado logo abaixo do título. A inobservância dessa exigência implicará a automática desclassificação.
  • 2.3 Os trabalhos digitados deverão ser encaminhados no ato da inscrição, em faccat.br, no qual deverá constar apenas o pseudônimo do autor e a modalidade escolhida.

3 Da avaliação e escolha dos trabalhos

  • 3.1 A avaliação dos trabalhos será feita em duas etapas:
    3.1.1 A seleção inicial dos melhores trabalhos será feita por professores de Língua Portuguesa e Literatura que levarão em conta: criatividade, coerência ao tema escolhido, estrutura do texto, adequação de linguagem e correção gramatical.
    3.1.2 Após essa primeira etapa, os trabalhos serão encaminhados à Comissão Julgadora Final, formada por vencedores dos concursos anteriores, professores de Literatura da FACCAT e representantes dos alunos do Curso de Letras e do Jornal Panorama, escritores e convidados que apontarão os seis melhores de cada modalidade.
  • 3.2 Não poderão participar os promotores e pessoas que exerçam atividade remunerada junto aos promotores – Curso de Letras da FACCAT e Jornal Panorama.

4 Da premiação

  • 4.1 Serão premiados os melhores textos do Concurso nas três categorias – conto, crônica e poema. Os textos vencedores serão anunciados e publicados em primeira mão no Jornal Panorama e premiados em sessão solene com entrega de certificados e prêmios especiais.
  • 4.2 Serão premiados os seguintes colocados:
    4.2.1 PRIMEIRO LUGAR GERAL, independente de categoria.
    4.2.2 SEGUNDO LUGAR GERAL, independente de categoria.
    4.2.3 TERCEIRO LUGAR GERAL, independente de categoria.
    4.2.4 Primeiro lugar da categoria conto, não cumulativo aos itens 4.2.1, 4.2.2 e 4.2.3.
    4.2.5 Primeiro lugar da categoria crônica, não cumulativo aos itens 4.2.1, 4.2.2 e 4.2.3.
    4.2.4 Primeiro lugar da categoria poema, não cumulativo aos itens 4.2.1, 4.2.2 e 4.2.3.

5 Das disposições gerais

  • 5.1 Os trabalhos não serão devolvidos.
  • 5.2 Com sua participação no concurso, obrigam-se os autores a permitir a divulgação e impressão dos trabalhos sem ônus para os promotores do evento.
  • 5.3 Os candidatos responsabilizam-se pela veracidade das informações prestadas, especialmente as referentes à localidade de residência e à idade, sob pena de perda de prêmio.
  • 5.3 Os casos omissos do presente regulamento serão resolvidos pela Coordenação do evento.

Taquara, 8 de agosto de 2018.

Liane Filomena Müller
Coordenadora do Curso de Letras – FACCAT

Inge Dienstmann
Jornal Panorama

Juliana Strecker
Coordenadora do Concurso Literário – FACCAT