Conheça Bárbara Caroline Sparrenberger, princesa da 31ª Oktoberfest

Panorama publica perfil da nova soberana do evento igrejinhense.
Divulgação/Juliano Arnold

Em um belo espetáculo, no último domingo (22), Bárbara Caroline Sparrenberger , 20 anos, entrou para a história da Oktoberfest de Igrejinha, ao ser coroada princesa da 31ª edição do evento. Panorama encaminhou perguntas para um perfil da nova soberana, que lembra do seu envolvimento desde pequena com a Oktoberfest e da ansiedade para se tornar voluntária da festa. É filha Mariza Fabiane Sparrenberger, 48 anos, e Edegar Teodoro Sparrenberger, 50. Estudante Licenciatura em Matemática na FACCAT e Língua Alemã na Right Way, Bárbara trabalha como auxiliar administrativa na empresa Lolita Pimenta. Namora, Maxwel Luis de Matos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


 

Qual a tua história com a Oktoberfest?


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Minha história com a Oktoberfest começou quando eu ainda era criança. A cultura alemã sempre foi muito presente na minha vida. Meus avós me levavam para os bailes de Kerb e para os desfiles da Oktoberfest, onde eu sempre estava tipicamente trajada. Era uma emoção participar dos dias de festa! Quando criança, esperava ansiosa pela Kindertag; quando adolescente, esperava os anúncios dos shows, para me programar com meus amigos e aproveitar a festa. Ao completar 18 anos, estava ansiosa para chegar outubro e me tornar voluntária.

Por que desejava ser soberana?

A cultura alemã sempre esteve presente em minha vida por meio da minha família e o desejo de me candidatar a soberana da festa partiu do encantamento e orgulho que tenho das nossas raízes, da nossa cultura, do nosso povo e, também, pela vontade de realizar um sonho: representar essa festa que encanta gerações, entendendo que esta seria mais uma forma de vivenciar a Oktoberfest!

Qual o sentimento ao receber a coroa?

É um sentimento de missão cumprida, misturada com alegria, satisfação e amor, não sei bem explicar o que senti, porque tive vontade gritar, chorar, pular… foi um momento mágico escutar meu nome, até a ficha cair a ficha que eu estava mesmo sendo chamada, demorou um pouquinho. Receber a coroa me mostrou que sonhos não são impossíveis se tivermos força de vontade e muita dedicação.

E a preparação, como foi?

Me preparo para este concurso desde o início do ano, vinha amadurecendo a ideia até que decidi me inscrever. Então, a preparação ficou ainda mais intensa, fui até a biblioteca pública, retirei livros para estudar mais sobre nossa cidade, e, assim, segui até os últimos dias do concurso. Minha avaliação quanto ao workshop é nota 10. Os conhecimentos que foram nos passados, com certeza, são aprendizados para nossa vida pessoal, as dicas e os preparativos para o concurso foram notáveis. A cada momento, nós candidatas sentíamos o quanto havíamos mudado para melhor. Além de tudo, amizades que ganhamos no workshop são pra sempre!

Hobbyes: Ler e escutar música

De Igrejinha, locais que mais gosta?

Com certeza, o local que mais gosto em Igrejinha é o Morro Alto da Pedra, mais conhecido por Morro da Asa. Esse lugar nos proporciona uma visão encantadora da nossa cidade e das cidades vizinhas. Um local de paisagem natural, e tudo que é natural me encanta.

Expectativa para a Oktoberfest?

A 31ª Oktoberfest já iniciou de forma diferente, nos trazendo um novo modelo do evento de escolha das soberanas, que foi um sucesso. Este ano, a festa ainda terá muitas outras novidades, como a sua data de início, que será na sexta-feira, 12 de outubro. Assim, teremos mais horas de festa. Quem ama a Oktoberfest, como eu, deve estar vibrando com essa notícia. Nós três, soberanas, iremos nos empenhar ao máximo no decorrer do ano para fazer da festa um sucesso. Queremos ver o Parque de Eventos Almiro Grings sempre cheio, assim como esteve o Pavilhão 1: lotado para o evento de escolha das soberanas.

 

Júlia, Natália e Bárbara eleitas soberanas da Oktoberfest no último domingo. Vinicius Linden/Jornal Panorama

Matéria especial por Vinicius Linden com apoio de Ana Cristina Basei (comunicação Oktoberfest).


PATROCINADORES DA COBERTURA DA OKTOBERFEST NA RÁDIO TAQUARA / JORNAL PANORAMA