Conheça Júlia Schneider Göttert, princesa da 31ª Oktoberfest

Panorama publica perfil da nova soberana do evento igrejinhense.

Em um belo espetáculo, no último domingo (22), Júlia Schneider Göttert , 23 anos, entrou para a história da Oktoberfest de Igrejinha, ao ser coroada princesa da 31ª edição do evento. Panorama encaminhou perguntas para um perfil da nova soberana, que lembra de seu envolvimento desde pequena com a Oktober, participando dos desfiles oficiais com a mãe, que foi soberana da 5ª Oktoberfest. É filha de Rosimeri Schneider, 46 anos, e Luiz Fernando Göttert, 57. Formada em técnica de enfermagem na Unipacs, em 2015, Júlia cursa fisioterapia na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Não tem namorado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Qual a tua história com a Oktoberfest?

Sou de origem alemã e, por isso, as tradições e a cultura germânica sempre estiveram muito presentes em minha vida. Meus familiares sempre a cultivaram, o que me trouxe pra pertinho da nossa festa muito cedo. Minha história com a Oktoberfest, assim como a da maioria das outras meninas, começou na infância. Com poucos anos de idade já participava com meus pais dos desfiles oficiais, desfilando de mãos dadas com a minha mãe, eterna soberana da 5ª edição de nossa festa.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Acredito que o amor pela Oktoberfest nasceu a partir desse envolvimento, embora eu fosse ainda uma criança. Teve a fase do parque de diversões, depois os shows com a família e amigos, a chegada da maioridade e a oportunidade de ser voluntária, até o desejo de representar a maior festa comunitária do Brasil como soberana. Ter entendimento de como a nossa festa funciona, seus propósitos e o quanto ela é benéfica para região me fez ter ainda mais vontade de perpetuar a cultura germânica e de representá-la.

Por que desejava ser soberana?

O desejo de ser soberana surgiu após acompanhar o reinado de uma grande amiga, em 2014, na 27ª edição. Ficar tão perto de tudo, saber como a festa funcionava nos bastidores, ver o empenho de tantas pessoas para que tudo desse certo e o trabalho lindo da corte, despertou em mim o desejo de ser voluntária de outra forma, fazendo parte do trio. Como o amor pela Oktoberfest e pelas tradições já existiam, essa aproximação apenas potencializou o sentimento e despertou a vontade de ser candidata a soberana. Encorajada pela família e amigos, me sentindo preparada para realizar esse trabalho fantástico e desejando representar com muito amor e alegria nossa festa, decidi me inscrever.

Qual o sentimento ao receber a coroa?

Indescritível! Felicidade imensurável e sensação de que tudo valeu a pena. Sei que agora começava um novo e lindo capítulo em minha vida e na história da Oktoberfest. Eu vou representar com muito amor e dedicação a 31ª Oktoberfest de Igrejinha.

E a preparação, como foi?

Foram mais de 50 dias de workshop, dias de trabalho intenso, mas que valeram muito a pena. Sempre estivemos acompanhadas de ótimas pessoas e ótimos profissionais. A AMIFEST tem uma preocupação e um carinho muito grande com o concurso, nos proporcionando experiências incríveis e únicas. Ensinamentos que levarei não somente para a trajetória como soberana, mas para a vida. As horas de estudo em casa também foram fundamentais, praticando tudo o que nos era ensinado. Foram dias de muito trabalho, mas, principalmente, de muito aprendizado.

Hobbyes: gosto de ler, ouvir música, estar com as pessoas que amo, em contato com a natureza e os animais.

De Igrejinha, locais que mais gosta?

Gosto especialmente dos lugares que me proporcionam contato com a natureza, como o Morro do Xaxim e o Morro Alto da Pedra, mais conhecido como Morro da Asa Delta. Além de serem lugares de extrema beleza, suas altitudes nos proporcionam uma vista fantástica de toda a região. São lugares que transmitem paz e tranquilidade.

Expectativa para a Oktoberfest?

As melhores possíveis! Sem dúvida será mais uma edição de muito sucesso. A equipe da AMIFEST, juntamente com a direção, é composta de pessoas muito comprometidas e competentes. Esse ano, como já pudemos perceber, será um ano de muitas inovações, que com certeza enriquecerão ainda mais a 31ª Oktoberfest de Igrejinha.

Na condição de soberana, e tomo a liberdade de falar por nós três, vamos trabalhar muito para contribuir com esse sucesso. Grande parte da divulgação cabe a nós e faremos isso com muito carisma, amor e alegria! Ansiosa em ver nosso parque lotado nos dias mais alegres do ano!

 

Júlia, Natália e Bárbara eleitas soberanas da Oktoberfest no último domingo. Vinicius Linden/Jornal Panorama

Matéria por Vinicius Linden com apoio de Ana Cristina Basei (comunicação da Oktoberfest)


PATROCINADORES DA COBERTURA DA OKTOBERFEST NA RÁDIO TAQUARA / JORNAL PANORAMA