Conheça o bebê prefeito de Taquara em 2019

Escolha ocorre sempre durante a Semana Municipal do Bebê.
Pai Adriano, mãe Itainara e a visitadora Cláudia Fick com o Bebê prefeito Kauã Eduardo. Divulgação/Magda Rabie

Em evento promovido na manhã desta quinta-feira (15), no Hospital Bom Jesus, foi conhecido o Bebê Prefeito de Taquara 2019. A iniciativa integra a II Semana Municipal do Bebê, realizada de 12 a 17 de agosto. Kauã Eduardo dos Santos Bang nasceu no dia 13 de agosto, às 22h25, com 37 semanas e três dias, sendo o primeiro bebê a nascer durante a semana, recebendo a chave da cidade como singela homenagem. Ele é o primeiro filho do casal Itainara dos Santos de Jesus, 19 anos, e, Adriano Machado Bang, 27 anos, moradores do bairro Empresa.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“Fiquei muito feliz com este carinho com meu nenenzinho, nunca vou esquecer este dia especial. Ele é o amor da minha vida”, destacou Itainara. O pai Adriano também demonstrou sua gratidão. “Não tem como explicar a emoção, é o primeiro filho, nosso maior orgulho, vou ajudar a cuidar deste bebê, dar todo amor e carinho”, reiterou.

Bebê prefeito Kauã Eduardo dos Santos Bang. Divulgação / Magda Rabie

O Bebê Prefeito Kauã Eduardo dos Santos Bang será assistido e acompanhado, semanalmente, por um período de um ano, pela visitadora do Programa Primeira Infância Melhor, Cláudia Carine Fick, com suporte da monitora, Júlia Vicente Teixeira e da assistente social, Vládia Lurene Bancke da Silva Henz. Todo o desenvolvimento da criança terá também a supervisão dos padrinhos da cidadania, o pediatra dr. Renato Fagondes e sua esposa Vera Regina Chaves Fagondes.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“A Semana do Bebê é de extrema importância porque busca resgatar algumas situações em relação à criança que, de alguma forma, é descurada. Na medida em que se fala de assuntos relativos à infância, da sua relevância na comunidade e do envolvimento que temos que dispender fica mais visível esta importância. A saúde é o bem estar físico, social e político, temos todo este envolvimento, e, essa semana, está dando enfoque a tudo isso”, mencionou Fagondes.

Para o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Petry, o momento foi de grande emoção. “Perceber o envolvimento de cidadãos, profissionais da área da saúde e governo em uma questão de extrema importância nos deixa muito felizes. Esse momento, do Bebê Prefeito, em especial, é a prova concreta que fazemos saúde preventiva e não só a curativa, quebrando a lógica do “médico, consultório, paciente”, e sim, enfatizando a prevenção na sua mais pura simbologia”, relata Petry.

Pai Adriano, madrinha Vera, mãe Itainara com o bebê Kauã, monitora Júlia, vereadora Mônica, secretário Petry, padrinho Renato Fagondes e visitadora PIM, Cláudia Fick. Divulgação/Magda Rabie

A coordenadora de Políticas Públicas da Educação, propulsora da lei 6005/2007 que instituiu a “Semana Municipal do Bebê”, em Taquara, vereadora Monica Facio, disse ser esta uma estratégia extremamente importante para a política pública da infância. “O bebê prefeito é a nossa referência em relação às políticas públicas da primeira infância para ampliarmos iniciativas de acesso e cuidado para a mulher gestante, mãe e para o bebê”, salienta Monica. O momento contou também com as presenças do diretor administrativo do Hospital Bom Jesus, Rafael Rodrigo da Silva e da responsável técnica de enfermagem do hospital, Anelise Fracare Vicentin.

II SEMANA MUNICIPAL DO BEBÊ

A II Semana do Bebê de Taquara iniciou em 12 de agosto e segue até o dia 17, sendo uma estratégia de mobilização social apoiada por diversos segmentos da sociedade, instituições e governo para a valorização da primeira infância. Ocorrem diversas atividades educativas, culturais e de serviço, em prol da garantia do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil saudável. A Semana faz parte do calendário oficial de eventos, instituída na Lei, nº 6005/2007, oportunizando debates e reflexões acerca das ações oferecidas às gestantes e aos bebês do município. A II Semana do Bebê de Taquara é realizada pela Prefeitura de Taquara em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, organizada pelas secretaria municipais de Saúde, de Educação, Cultura e Esportes e de Desenvolvimento Social e Habitação. A iniciativa conta com apoio do Hospital Bom Jesus, do Núcleo de Pais e Bebês, da Escola Técnica Unipacs e das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Próximos eventos da II Semana do Bebê de Taquara:

15/08 | Quinta Feira

18h – Local: Auditório Administrativo FACCAT

II Seminário da Semana do Bebê de Taquara-RS

18h | Credenciamento

18h30min |Mesa de abertura

– 19h | PALESTRA: Aconselhamento em Amamentação e Manejo Clínico

Palestrante: Enfermeira Ms. Celina Valderez Feijó Kohler

Moderadora: Nutricionista Fabíola Frezza Andriola

– 19h45min| PALESTRA: Ajudando as crianças a entender seus sentimentos

Palestrantes: GNAT (Grupo de Pesquisa Neurociência Afetiva e Transgeracionalidade) PUCRS

Moderadora: Psicóloga Bruna Detoni

– 21h | PALESTRA: Diretos da Mulher Gestante e Mãe

Palestrante: Juíza Drª Cinara Rosa Figueiró (Justiça do Trabalho)

Moderadora: Enfermeira Maria Cândida Nunes Peres

16/08 | Sexta Feira

14h – Local: UBS Piazito

Primeiro Encontro do Grupo de Apoio à Amamentação e A HORA DO MAMAÇO

Profissionais Responsáveis: Nutricionista Fabíola Frezza Andriola e Enfermeira Fernanda Flores

15h30min – Local: EMEI São João Batista – Bairro Empresa

Oficina de Brinquedo de Sucata

Organização: Equipe do Programa Criança Feliz e Primeira Infância Melhor (PIM)

17/08 | Sábado

Encerramento da Semana do Bebê:

14h às 17h – Local: Parque do Trabalhador

Evento Cultural e Recreativo

Apresentação: EMEI Maria Arlete Wallauer Jaeger

Organização: Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa Criança Feliz em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.