Curso do IFRS Rolante conquista nota máxima em avaliação do MEC

Educação

Tecnologia em Processos Gerenciais obteve conceito cinco na análise do Inep.

Campus de Rolante do IFRS recebeu comissão de avaliadores do MEC durante dois dias. Divulgação/Arquivo/Panorama

O fim deste ano letivo veio com conquista para o Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rolante. O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) recebeu conceito 5, nota máxima em processo avaliativo de reconhecimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação. A divulgação ocorreu nesta terça-feira, dia 18 de dezembro de 2018.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Durante dois dias de avaliação, a comissão de avaliadores do Inep/MEC visitou as instalações físicas do campus, analisou uma série de documentos, como o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o currículo do corpo docente, os relatórios da Autoavaliação Institucional, os projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do curso, entre outros, e realizou diversas reuniões com gestores, docentes e discentes.

A nota (conceito de curso) é calculada com base na média aritmética ponderada dos conceitos obtidos em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Os conceitos variam em uma escala de um a cinco, sendo cinco considerado “excelente”.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Orgulhoso, o diretor-geral do campus, Jesus Borges, comenta que, mesmo diante de adversidades comuns de um campus novo e em implantação, a equipe está de parabéns: “As instalações ainda precisam de melhoria e ampliação, e o próprio curso de TPG recém está fechando três semestres de funcionamento, mas graças ao empenho da equipe, a organização e dedicação da coordenadora do curso, professora Aline Schuh, conseguimos mostrar este desempenho e prestar todas informações demandadas pelos avaliadores. Durante a reunião de encerramento, eles deixaram claro que estavam impressionados e satisfeitos com o que puderam observar em nossa instituição.”

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais é o primeiro – e por enquanto o único – curso superior do Campus Rolante. Teve início no segundo semestre de 2017. A primeira turma tem formatura prevista para o final de 2019.