Temperatura agora:   11.5 °C   [+]

Deficientes auditivos apresentam demandas ao Executivo parobeense

A Prefeitura de Parobé irá apoiar a criação de uma associação para os surdos do município, uma entidade que terá como finalidade incentivar a integração e a socialização dos deficientes auditivos na comunidade. Foi o que garantiram o prefeito Diego Picucha e o vice-prefeito Alex Bora, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (21), com uma comitiva formada por cerca de 10 surdos da cidade e da região. Duas interpretes voluntárias, Franciele Venzke e Miriam Matana, acompanharam o grupo que apresentou ao chefe do Executivo a solicitação de auxílio para a criação da Associação dos Surdos de Parobé (Assup).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Outra solicitação foi a da implantação de uma Central de Interpretação de Libras (CIL) na cidade, uma unidade de atendimento às pessoas com deficiência auditiva na tradução e interpretação que auxilia no acesso a serviços públicos e informações diversas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O prefeito elogiou a iniciativa do grupo e afirmou que irá procurar formas de atender às reivindicações. “A criação da associação de surdos pode auxiliar na oferta de qualidade de vida à comunidade surda, através da busca por seus direitos. Também a oferta de cursos e iniciativas para inserção no mercado de trabalho, promovendo assim a integração social desta parcela da sociedade que merece respeito, e nós somos parceiros nessa iniciativa. Da mesma forma, vamos interceder junto ao Governo do estado para ver de que forma podemos disponibilizar uma Central de Interpretação de Libras”, disse Picucha.

A intérprete Franciele Venzke avaliou positivamente esse primeiro contato com o prefeito. “Fomos muito bem acolhidos e já saímos com a garantia de que a Prefeitura irá encaminhar nossas demandas. São ações que podem auxiliar muito a comunidade de surdos de Parobé”, destacou ela. A intérprete pediu que surdos de Parobé e familiares entrem em contato pelo telefone/whatsApp 981614736, caso tenham interesse em participar e acompanhar o trabalho da associação.