Doze horas diárias de cultura: Aberta a Feira Literária de Taquara

Evento acontece no Parque do Trabalhador, das 9h às 21h, até o próximo domingo (12).
Bancas oferecem livros para todos os públicos e bolsos. Algumas com descontos especiais. Foto: Jéssica Ramos/ Jornal Panorama.

Eleito por muitos taquarenses como ponto de encontro, tanto para momentos de descanso, bate-papo, ou atividades físicas, o Parque do Trabalhador de Taquara amanheceu um tanto mais convidativo e acolhedor do que de costume, nesta quarta-feira (08). Além dos esportistas de rotina, o local recebeu, também, dezenas de visitantes, artistas, escritores e os promotores da Feira Literária 2019, que já iniciou as atividades.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


E, para quem está ansioso para prestigiar o evento, a notícia é que esta edição tem, nada mais, nada menos, do que 12 horas, diárias, de programação. A agenda acontece das 9h às 21h, até o próximo domingo (12). São apresentações musicais, teatrais, de dança, além de bate-papo com autores, oficinas e atividades especiais, voltadas ao público autista.
Mas, conforme o diretor de Cultura Municipal, Paulo de Oliveira, o público autista não é privilegiado. Segundo ele, o evento foi pensado com o objetivo de promover a inclusão social e a acessibilidade, unindo culturas e garantindo o acesso a todos. Sendo assim, além das atividades, pensadas para o público autista, os espetáculos também contam com o auxílio de uma intérprete de libras.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A agenda de apresentações mescla atrações para todos os gostos. O ambiente tem espaços para leitura, além das tradicionais bancas de livros, revistas e artigos em geral. E, para completar, a Feira reúne também opções de alimentação. Os preços variam de acordo com o produto, assim como as formas de pagamento. Há a possibilidade de comprar em dinheiro, mas também com cartões de débito e crédito.

Livreiros garantem títulos diversificados na Feira. Fotos: Jéssica Ramos/ Jornal Panorama.

Em algumas bancas o cliente consegue também descontos. Volmir Dias, da Noble Book, disse que veio para Taquara com um acervo bastante diversificado. Trouxe títulos para todos os interesses, desde os clássicos até os mais modernos, incluindo temas como ciência, política, religião, entre outros. Garantiu descontos especiais e convidou a todos para prestigiarem o evento. “É o único evento cultural 100% saudável, sem álcool, drogas, violência. E ainda repleto de conteúdo”, destacou Dias.

É possível encontrar espaços pensados especialmente para o público infantil. Foto: Jéssica Ramos/ Jornal Panorama.

Laiara Leizer, 12 anos, gostou muito do que encontrou na Feira. A adolescente prestigiou o evento, junto com os colegas e professores da EMEF 25 de julho. Disse que encontrou muitos livros legais, inclusive autografados, e também gostou bastante das atrações artísticas. “Aproveitei para conhecer e escolher alguns livros que eu gosto. Vou pedir para os meus pais para voltarmos juntos e fazer umas comprinhas”, sorriu Laiara.

A abertura oficial da Feira acontece nesta noite, às 19h, no palco principal, com a presença de autoridades locais, imprensa e convidados. A Feira Literária de Taquara tem realização da Prefeitura de Taquara, Amigos do Livro e Sesc/RS, com apoio da Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania por meio do edital #LeituraGeraFuturo e Faculdades de Taquara (FACCAT).