Educação e segurança: Proerd forma 400 alunos em Taquara

Educação

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência já soma 17 anos no município.

Cerca de 400 alunos se formaram no programa desenvolvido pela Brigada Militar. Jéssica Ramos/Jornal Panorama

Familiares, professores e autoridades prestigiaram, na tarde desta quinta-feira (16), a solenidade de formatura da 17ª edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Brigada Militar. O evento ocorreu no ginásio esportivo do Colégio Santa Teresinha e contou com a participação da banda do Comando Regional do Vale do Rio dos Sinos. Nesta edição, o Proerd contou com a participação de 10 escolas e formou 400 alunos das três redes de ensino. Todos os formandos receberam certificados e alguns ainda foram premiados por se destacarem no desenvolvimento das atividades propostas durante as aulas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Veja a apresentação da banda:


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Raphaela Saibel (10 anos), do Colégio Santa Teresinha, foi uma das alunas destaque. Disse que ficou impressionada com o conteúdo do Programa, e que a maioria das pessoas não imagina a quantidade de doenças que o uso de drogas pode ocasionar. “Gostei bastante de participar do Proerd. Não tenho como dizer o que mais me chamou atenção. Aprendi muitas coisas interessantes e, com certeza vou repassar esse conhecimento”, disse.

Jonathan de Moura Almeida, também presente na formatura, foi um dos alunos da primeira turma do Proerd no município. Hoje conselheiro tutelar de Taquara, ele disse que nunca esqueceu as lições, e que considera o Programa fundamental. “O Proerd marcou minha infância. Lembro que fiquei impressionado com os tipos de drogas e os efeitos que elas causavam. Anos mais tarde tive propriedade para recusar. E não foram poucas as oportunidades”, disse ele.

Almeida parabenizou a Brigada Militar (BM) pela iniciativa, segundo ele, fundamental. Quem também felicitou a BM, formandos, professores e familiares foi o prefeito Tito Lívio Jaeger Filho. Disse que, como chefe do Executivo, procura apoiar e incentivar ações que promovam a responsabilidade social, como o Proerd. Mostrou-se feliz em ver o engajamento da comunidade, durante a solenidade.

Eduardo Vieira, soldado da BM há 10 anos, e instrutor do Proerd há outros seis, disse que é maravilhoso poder contribuir positivamente com a sociedade. “Nossa maior recompensa é ver o trabalho dando resultado na base familiar. Ver que, mesmo pequenos, os alunos não apenas absorvem o conteúdo do Programa, mas também passam a diante”.

Confira mais fotos da formatura do Proerd em Taquara:
Fotos: Jéssica Ramos/Jornal Panorama