EGR abre licitação para construir rótula em frente ao quartel dos bombeiros em Taquara

Projeto será realizado na ERS-115 e prevê custo de R$ 1,1 milhão.
Reprodução do local que receberá a rótula prevista pela EGR. Foto: Google Maps

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) abriu, nesta segunda-feira (12), licitação para a contratação de empresa responsável pela obra de implantação de uma rótula na ERS-115, em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros, em Taquara. O processo será realizado no dia 10 de abril, às 10 horas, na sede da companhia, em Porto Alegre. Segundo o termo de referência da obra, a nova rótula tem como objetivos orientar, disciplinar, harmonizar e, principalmente, atender as necessidades imediatas de segurança viária no local, compreendendo a entrada de saída dos caminhões dos bombeiros.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Pelo projeto, o acesso ao quartel dos bombeiros será através de uma faixa de desaceleração para os veículos que trafegam pela ERS-115 no sentido Igrejinha-Taquara ou pela pista de retorno da rótula para os veículos que estão no sentido Taquara-Igrejinha. Já a saída será através de uma faixa de aceleração ou pela pista de retorno. A previsão da EGR é de que a obra se estenda pelo prazo de cinco meses. O termo de referência prevê que o seu custo é de R$ 1.183.847,31 em serviços como terraplanagem, pavimentação, drenagem, entre outros.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A construção desta rótula é uma reivindicação de Taquara há bastante tempo. Em recente entrevista à Rádio Taquara, o prefeito Tito Lívio Jaeger Filho comentou sobre a intenção da concessionária em contratar o projeto de duplicação da ERS-115 entre Taquara e Igrejinha, afirmando que a medida deveria contemplar, justamente, a construção desta rótula. O entendimento da Prefeitura é de que, além de facilitar o acesso ao quartel dos bombeiros, também melhorará a entrada no distrito industrial existente no local, que abriga fábricas como a da Pirisa.

Desenho do projeto que consta no termo de referência para a obra a ser realizada em Taquara.