Eleito deputado, Dalciso defende retomada do protagonismo político do Paranhana

Vice-prefeito de Igrejinha elenca redução do ICMS para a indústria calçadista como um dos focos.
Dalciso com correligionários do seu partido em comemoração pela vitória nas eleições deste domingo (7). Ronaldo Siebel/Jornal Panorama

Após muitos anos, o Vale do Paranhana comemora, no pleito de 2018, a eleição de um deputado que tem ligação de moradia com a região. O vice-prefeito de Igrejinha, Dalciso Oliveira (PSB), foi eleito deputado estadual no pleito deste domingo (7), ao conquistar mais de 26,7 mil votos. Em entrevista concedida à Rádio Taquara e ao Jornal Panorama, defendeu que a região deverá ter a retomada do seu protagonismo político, a partir de um trabalho que será voltado exclusivamente ao Vale do Paranhana.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Dalciso disse que sua campanha foi uma “longa caminhada”, com mais de um ano de planejamento. Desde novembro do ano passado, o vice-prefeito igrejinhense realiza palestras nos municípios do Paranhana, em que elenca, nas reuniões comunitárias, números que mostram o potencial econômico da região. “Não conseguíamos entender porque o Vale ficava divorciado de todas as decisões políticas estaduais”, comentou Dalciso. Segundo ele, nestes encontros, buscou levar os números que fundamentam a importância econômica do Paranhana.

Lembrando que tem ligação genuína com a região, uma vez que reside em Igrejinha e possui uma fábrica no município, Dalciso criticou outros deputados que, segundo ele, se diziam representantes do Vale do Paranhana, mas quando a região precisava de dotação orçamentária, “ficava sempre com as migalhas”. O novo deputado disse que é preciso falar de eficiência em relação à gestão pública. “É a indústria, comércio e agricultura que paga o meu salário como vice-prefeito, que pagará como deputado. É preciso respeitar quem gera emprego e renda”, comentou, acrescentando que um dos assuntos que tratará como deputado será a possibilidade de diminuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Dalciso defende que é necessário o Rio Grande do Sul voltar a ter competitividade com estados vizinhos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Sobre o período até assumir o mandato de deputado, Dalciso diz que concentrará em sua atividade de vice-prefeito, buscando preparar, também, o seu gabinete na Assembleia. Pretende, ainda, tirar um tempo de descanso com a família, uma vez que, desde novembro, mais de 70 apresentações foram realizadas na região em reuniões com a comunidade, sempre conciliando, também, com o trabalho na gestão de sua indústria.

Parceiro de administração municipal com Dalciso, o prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, enalteceu a eleição de seu colega para o cargo de deputado. Segundo o chefe do Executivo, será importante o Vale do Paranhana, que precisa ser visto como um grande município, contar com uma liderança no Parlamento gaúcho. Disse que, sem vice-prefeito, buscará reorganizar as equipes para continuar dando conta dos compromissos da administração municipal de Igrejinha.

Muitos simpatizantes da candidatura do vice-prefeito aguardaram defronte ao comitê para realizar a comemoração. Ronaldo Siebel/Jornal Panorama

Leia mais: