Em 69 anos, Rádio Taquara mantém foco em cobertura de grandes eventos

Ligação com o Vale do Paranhana é reforçada nas principais promoções da região.
Estúdio especial da Rádio Taquara e Jornal Panorama montado junto ao parque da Oktoberfest de Igrejinha para transmissões em 2019. Vinicius Linden / Jornal Panorama

Uma das principais características da Rádio Taquara ao longo de sua história é a presença em grandes eventos da região. Ao completar 69 anos nesta segunda-feira (25), a emissora reforça esse compromisso com o Vale do Paranhana, de que estará sempre presente nas atividades regionais, cumprindo sua missão jornalística de acompanhar as comemorações que marcam os municípios de Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e Três Coroas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Somente em 2019, a Rádio Taquara acompanhou diversos eventos da região, em especial as festas de aniversário de todos os municípios. Também esteve presente em ações sociais e produziu programas especiais no IgrejinhaMix e na Feira do Livro de Taquara. “Nosso compromisso jornalístico com a região também se desdobra em marcarmos presença nas celebrações do Vale do Paranhana, acompanharmos com intensidade e abrindo espaço a estas atividades em nossa programação”, ressalta o diretor Vinicius Linden, responsável pela programação e o jornalismo da Rádio Taquara, acrescentando que, até o final de 2019, ainda haverá cobertura e transmissões das finais do Campeonato Varzeano de Taquara, do baile de encerramento do ano do CTG O Fogão Gaúcho e da Festa da Colheita da Oktoberfest de Igrejinha.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Comunicador Alan Júnior entrevistando Cheila e Tiago Petry, casal presidente da Oktoberfest em 2020, durante a cobertura da Oktoberfest.
Vinicius Linden / Jornal Panorama

Por falar em Oktoberfest, a festividade de Igrejinha, maior evento popular do Vale do Paranhana, é uma das principais coberturas do ano na programação da Rádio Taquara. Ao longo de cada ano, a emissora acompanha todas as atividades da festa, que sempre começam com um programa especial, na Rádio Taquara, geralmente antes da festa de escolha das soberanas. Nesta ocasião, as candidatas se apresentam à comunidade regional e contam sobre a expectativas e o concurso para escolher rainha e princesas. Em outubro, dentro do parque da Oktoberfest, a Rádio Taquara monta um estúdio em que recebe autoridades e convidados para programas especiais de cobertura, transmitindo cada detalhe da festividade. Este trabalho sempre é ressaltado pela diretoria da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) como importante parceria na comunicação da festa.

Parque da equipe da Rádio Taquara com a diretoria da Amifest em registro da cobertura de 2019. Divulgação

Outro evento de destaque na cobertura da emissora é o Festejos Farroupilhas do Paranhana. Nos últimos anos, a Rádio Taquara transmitiu com exclusividade para a região os shows da programação ocorridos na sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho, em setembro. Um trabalho que marca o mês tradicionalista, cujo meio sempre teve na emissora um dos principais canais de divulgação e perpetuação da cultura gaúcha.

Comunicador Cléber Bender (ao centro) com César Oliveira e Rogério Mello em registro na cobertura dos Festejos Farroupilhas do Paranhana. Divulgação

Cada vez mais inserindo as novas tecnologias em sua programação, a Rádio Taquara está modificando o seu formato de cobertura. Anteriormente, as transmissões utilizavam linhas telefônicas, mas hoje são feitas por meio da internet, o que garante mais qualidade de áudio aos ouvintes. Além disso, como ocorreu na Oktoberfest e nos Festejos Farroupilhas, a Rádio Taquara e o Jornal Panorama têm trabalhado conjuntamente na transmissão em vídeo dos principais eventos, ampliando a disponibilidade do trabalho produzido. Um dos destaques de 2019 foi a cobertura histórica do Desfile Cívico de 7 de Setembro, em Taquara, realizado na rua Júlio de Castilhos. O evento foi integralmente transmitido pelo AM 1490, mas também em vídeo no Facebook do Jornal Panorama, mostrando, desta forma, tudo que ocorreu no Centro de Taquara. Vinicius Linden ressalta que, para 2020, ano de comemoração dos 70 anos da Rádio Taquara e também em que o Jornal Panorama completará 45 anos de atividades na região, os dois veículos estarão juntos ampliando este formato de cobertura multimídia e reforçando este compromisso com as principais celebrações do Vale do Paranhana.