Temperatura agora:   13.9 °C   [+]

Em transmissão ao vivo, Leite destaca “muita luta” para viabilizar reabertura do Hospital de Taquara

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta quinta-feira (16), o governador Eduardo Leite se manifestou sobre a reabertura do Hospital Bom Jesus, de Taquara. A casa de saúde estava fechada desde 10 de março e voltou a funcionar com a gestão da Associação Hospitalar Vila Nova. Segundo o governador, trata-se de um processo de qualificação da estrutura hospitalar do estado, em que o governo trabalha para ter melhor diagnóstico e, nesse tempo que está sendo concedido pela sociedade gaúcha por conta das políticas de isolamento, viabilizar mais condições aos hospitais do estado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O governador ressaltou a parceria com a Prefeitura de Taquara, citando nominalmente o prefeito Tito Lívio Jaeger Filho, reforçando que a administração municipal repassará R$ 366 mil à casa de saúde. Já o governo gaúcho será responsável pelo repasse de R$ 1,6 milhão, viabilizando o funcionamento, inicial, de 10 leitos de UTI e 20 leitos de internação clínica. Segundo Leite, a reabertura do hospital de Taquara foi um processo de muita luta realizada por várias pessoas. O governador também citou a cobrança para a reabertura feita pelo deputado estadual Dalciso Oliveira.

Presente à transmissão feita pelo governador, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, disse que a quinta-feira foi um “dia de celebração”, salientando que o esforço conjunto viabilizou a reabertura do hospital. “E este hospital vai ser reaberto justamente para atender, de imediato, pacientes de Covid-19, mas também é uma casa de saúde estratégica, porque tem a área de oncologia, que será reaberta neste mês. Poderá retomar outras áreas, como cirurgia, no futuro. Com esforço de muitas mãos, estamos entregando um hospital que realmente, com o Vila Nova, nós vamos colher os frutos de um trabalho altamente profissional”, disse Arita.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Dalciso celebra “importância estratégica”

Em nota divulgada no começo da noite, o deputado estadual Dalciso Oliveira celebrou a reabertura do Hospital Bom Jesus, dizendo que a casa de saúde é estratégica para o Vale do Paranhana. Mencionou que vinha conversando com o governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, desde o ano passado, para viabilizar uma solução para o hospitla que fechou as portas. “É uma excelente notícia no meio de tantas dificuldades que estamos enfrentando na área da saúde”. O parlamentar informa que são mais 10 leitos de UTI podendo ser ampliados para mais 10 e contando com 20 leitos de retaguarda clínica para atender pacientes de COVID 19. É um importante instrumento de saúde, um hospital estratégico para nossa região do Vale do Paranhana”, enfatizou.