Temperatura agora:   9.3 °C   [+]

Embrasatec inaugura unidade às margens da ERS-115 em Taquara

Gestores e funcionários da empresa confraternizaram com vereadores, prefeito Tito, e outros convidados que prestigiaram a solenidade de inauguração da unidade. Fotos: Jéssica Ramos/ Jornal Panorama.

A Embrasatec Indústria e Comércio de Embalagens Ltda. inaugurou, na tarde desta terça-feira (04), uma nova unidade, localizada no prédio da antiga fábrica de piscinas Akesse, às margens da ERS-115. A empresa integra o Grupo Embrasa que, com matriz em São Paulo, tem 46 anos de atuação no mercado de embalagens industriais e está expandindo os negócios no Rio Grande do Sul. Michelle Sápiras, que já atua no ramo da empresa há 17 anos, e atualmente é diretora comercial da Embrasa, falou sobre a unidade taquarense durante entrevista ao Painel 1490, da Rádio Taquara, nesta terça-feira.

Michelle explicou que a Embrasa produz e comercializa big bags – contentores flexíveis de polipropileno – ou bolsas de ráfia de polipropileno, com capacidade de armazenamento de uma tonelada. Disse que o Grupo atende às grandes indústrias de fertilizantes do país e também ao mercado petroquímico, especificamente ao Polo Petroquímico de Triunfo. A diretora explicou que a unidade taquarense será uma unidade de acabamento e confecção, utilizando os tecidos que virão prontos do Grupo Embrasa, em São Paulo, que é responsável pela compra de resina, extrusão e confecção dos fios e tecidos das bags.

Michelle relatou que a Embrasatec, em Taquara, tem uma ótima estrutura, com refeitório para os funcionários, área de lazer e todos os demais requisitos de infraestrutura que, segundo ela, visam garantir dignidade aos colaboradores.  De acordo com a diretora, a empresa já está em atividade e conta com um quadro de 27 funcionários, mas a expectativa é de contratar, ao menos, mais 25 nos próximos meses, e chegar a um quadro de até 100 colaboradores. “É lógico que isso vai depender da evolução do mercado, das vendas e do nosso trabalho, mas esse é o plano”, afirmou Michelle.

Sobre a implantação da unidade em Taquara, Michelle destacou que, tanto o Executivo, quanto o Legislativo taquarense estiveram presentes nas tratativas e, segundo ela, foram fundamentais no processo que viabilizou a instalação da unidade no município. Inclusive com aprovação, por unanimidade, de uma lei de incentivo à empresa, votada na Câmara. Michelle defendeu que a abertura da nova unidade vai ao encontro de uma necessidade de diversificação de mercado, segundo ela, fundamental para promover estabilidade na economia. “Quando você depende de uma única atividade, quando ela enfrentar problemas você também esgotará seus recursos. Mas, quando você tem outras fontes de geração de emprego e renda, você pode até sofrer alguns reflexos, mas consegue manter a estabilidade econômica. Tem uma alternativa”, destacou Michelle.

Questionada sobre as adequações que os municípios da região deveriam atender para atrair os investimentos do setor industrial, Michelle afirmou que principalmente às relacionadas à infraestrutura. Disse que, durante os estudos dos municípios gaúchos, incluindo cidades vizinhas de Taquara, como Parobé e Igrejinha, por exemplo – que, inclusive, demonstraram interesse e acolhimento ao Grupo Embrasa – notou-se a necessidade de áreas destinadas a distritos industriais, por exemplo. Explicou que muitas empresas dependem de espaços que não tenham residências muito próximas, assim como outros detalhes, como a própria construção civil, que, segundo ela, pode receber atenção do setor privado também.

Um projeto para Taquara

Diretora comercial do grupo Embrasa, Michelle defende que é preciso contribuir com a coletividade, e que trabalhar no setor privado, gerando empregos e oportunidades, é uma das formas de exercitar este princípio. Fotos: Jéssica Ramos/ Jornal Panorama.

Afastada, por escolha própria, da vida política, Michelle afirmou que acredita na existência de várias formas de contribuição para com a coletividade. E que contribuir é muito importante. “Acho que temos que buscar formas de agregar no meio onde a gente vive e tentar melhorar as pessoas que nos rodeiam. A política é uma dessas formas, administrar uma empresa no setor privado e gerar empregos é outra, o voluntariado é outra, ou seja, existem várias formas. A que eu mais me identifico, no momento, é atuar na iniciativa privada. Ajudar a promover crescimento para as pessoas, oportunidades”, descreveu Michelle.

A diretora destacou que uma das grandes preocupações da Embrasatec é dar boas condições de trabalho às pessoas, com um ambiente confortável, bonito, para trabalhar, além de oportunidades de crescimento pessoal. Explicou que viabiliza este projeto investindo em infraestrutura adequada, treinamentos e informações, além de uma equipe de Recursos Humanos acessível a todos os colaboradores. Michelle ainda destacou que a preocupação com o bem-estar dos funcionários representa uma evolução, e que é preciso buscar evoluir sempre.

“Apesar de, por muito tempo, as empresas encararem os funcionários como uma ferramenta de produção, hoje a gente vê que, além da questão moral e ética, este olhar para o funcionário faz muita diferença também nos resultados. A pessoa que tem boas condições de trabalho, num ambiente saudável, que a valoriza e reconhece, se sente melhor. Ela se sente parte do resultado e se preocupa, não apenas com o rendimento, mas com a qualidade do produto”, explicou Michelle.

Conforme o gerente da unidade taquarense, João Carlos de Lima, a equipe da Embrasatec iniciou os preparativos e adequações da empresa em agosto do ano passado. A produção teve início nesta segunda-feira (03), com resultado de 1500 embalagens ao dia. Lima disse que a estrutura e equipamentos disponíveis são para uma produção de 3 mil bags/dia, mas os resultados serão alcançados gradativamente, contando também com a contratação de outros colaboradores. “É uma alegria poder ver nosso projeto sair do papel. Especialmente para mim, que acompanhei todo o planejamento. Oramos para que a unidade seja um sucesso e possamos compartilhá-lo com toda a cidade”, disse o gerente.

Confira algumas fotos da Embrasatec:

Confira também o vídeo da inauguração da unidade, que contou a presença de autoridades locais: