Temperatura agora:   20.6 °C   [+]

Empresário Marlin Kohlrausch une experiência profissional à publicação de livros

Marlin com um dos títulos publicados por ele durante a carreira profissional. Cristiano Vargas/Jornal Panorama

PAROBÉ – A Feira do Livro de Parobé, que ocorrerá de 22 a 25 de novembro, já é conhecida de Marlin Kohlrausch, patrono pela segunda vez do evento. Presidente da Calçados Bibi e escritor de quatro publicações voltadas à gestão em negócios, Marlin é reconhecido pelo foco no ramo calçadista para o público infantil e aptidão empresarial.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O convite para ser patrono da feira aconteceu no início do mês, pelo prefeito interino Moacir Jagucheski e o secretário de Educação, Carlos Finger. Os livros publicados por Marlin focam a cultura organizacional, gestão de pessoas, engajamento, endomarketing, felicidade no ambiente de trabalho, oportunidades de investimento. O objetivo foi compartilhar com outros empresários as experiências e boas práticas que possam levar ao sucesso. Kohlrausch conta que os exemplares foram escritos ao longo do tempo com apoio de jornalistas, a partir de vivências e ensinamentos tirados do dia a dia na Bibi.

A última das publicações, de 2009, pode ser vista como a mais inovadora de todas, pois trata de um tema ainda recente no universo editorial: o cuidado técnico de calçados para crianças. “Natural como andar descalço”, explica Marlin sobre o tipo ideal de sapato infantil, frase que também encabeça o lema da Bibi. Para realizar o livro, foram feitas pesquisas científicas com o comitê de inovação da empresa e com pediatras e ortopedistas. “Antes falávamos sobre calçados anatômicos, hoje falamos sobre calçados fisiológicos”, relembra, ao explicar a evolução no setor coureiro-calçadista para o público infantil. Foram mais de 15 mil exemplares distribuídos a especialistas de todo o país.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A paixão pelos negócios também está no gosto de estilo de leitura. Marlin conta ler muito sobre gestão empresarial. Um dos livros favoritos é Capitalismo Consciente (2013), de John Mackey, um dos fundadores do Whole Foods Market, e Raj Sisodia, professor de marketing da Universidade de Bentley. Os autores descrevem a importância da dedicação dos líderes para o bem da realidade corporativa e da sociedade como um todo. “Precisamos de empresas que respeitem a comunidade, os colaboradores, o meio ambiente e paguem os impostos”, defende.

Empresário proativo

A vida profissional de Marlin iniciou ainda na adolescência, no comércio. Mas, anteriormente, trabalhou no campo com a família, originária de Canela. Aos dez anos, mudou-se com os pais e os irmãos para Taquara, onde, na fase adulta, associou-se a uma empresa de contabilidade e assistência a empresas, até chegar ao ramo calçadista.

Formado em Administração de Empresas e especializado em Administração Financeira, Marketing, Gestão da Produção e Recursos Humanos, está na presidência da Calçados Bibi há quatro décadas. Do casamento com Suzana Maria Kohlrausch, 40 anos atrás, vieram as filhas Andrea, Daniela e Camila. Também é avô de Luiza, Malu, Augusto e Sara.
Durante mais de 30 anos, foi membro do Rotary Clube de Parobé, ajudando a idealizar o projeto Destaques da Educação, voltado a reconhecer os melhores exemplos de dedicação aos estudos no município. Marlin lembra a Fábrica de Talentos, iniciativa que funciona dentro da Bibi e que visa a oferecer 1,2 mil horas de capacitação para o mercado de trabalho e remuneração a jovens em início de carreira. “Acredito que as grandes soluções do país passam pela educação”, argumentou.