Temperatura agora:   15.3 °C   [+]

Enfermeiros de Taquara tiveram curso sobre atividades durante o parto

A Prefeitura de Taquara informou que, preocupada com a constante qualificação dos profissionais que trabalham na rede municipal, no início desse mês ofereceu aos enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município o curso em Doula, visando melhor preparar esses profissionais para as atividades que ocorrem durante o parto.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A palavra Doula, que vem do grego e significa “mulher que serve”, atualmente é utilizada para designar o profissional que trabalha como assistente de parto e que tem como papel fundamental oferecer conforto, encorajamento e suporte emocional a nova mãe no parto e também nos cuidados com o recém-nascido. Com um total de 28 horas, o curso abordou temas como a diminuição no tempo de trabalho de parto, a redução no uso de analgésicos e intervenções, técnicas para a mamãe cuidar do seu bebê com mais segurança, entre outros.

Para o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Vili Petry, a capacitação dos servidores da Saúde é uma preocupação constante da Administração Municipal de Taquara. “A qualificação dos profissionais da Saúde é um dos pilares da gestão pública. E cursos como esse poderão até, em um futuro próximo, diminuir os índices de partos por cesariana”, analisa Petry.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A capacitação em Doula, disponibilizada em parceria com as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), foi ministrada pela enfermeira Cândida Acácia Barroca e pela psicóloga Kátia Sebastião, da empresa Gerando Saúde, de São Paulo.

Enfermeiros das UBSs recebem capacitação para trabalhar como assistentes de parto. Divulgação