Temperatura agora:   20.6 °C   [+]

Escola de Parobé participará de feira no Chile


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




No primeiro ano de realização, a Feira de Iniciação Científica de Parobé (Feicipa) já colhe grandes frutos. Sete projetos, de crianças e adolescentes parobeenses foram expostos na 7ª Mostratec Júnior, que ocorreu em Novo Hamburgo dos dias 24 a 26 deste mês. O evento que é integrado à programação da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) é um dos mais importantes eventos internacionais de ciência jovem da América Latina. Ao todo, 250 projetos de estudantes do ensino fundamental participaram do evento. Eles são oriundos de 35 cidades do Rio Grande do Sul e mais nove Estados. Comparecem também alunos da Argentina, Colômbia, México e Paraguai.

Mas os resultados positivos não param por aí, além de ter um expressivo número de pesquisas de alunos da rede pública de Parobé, intercâmbio com outros pesquisadores de diferentes partes do Brasil e do mundo, o evento coroou o projeto da Escola Getúlio Vargas. Gipsita: soluções em branco, foi a temática escolhida pelas alunas Renata Carvalho, Juliane Alves, Taila Vieira e Eduarda dos Santos, que teve a orientação da professora Ana Michele de Moraes. O trabalho delas que fala sobre o desperdício de giz na sala de aula, ficou em segundo lugar na categoria 03, do 7º ao 9º ano e recebeu credencial para participar da 9ª Expo-Ciências Latinoamericana ESI AMLAT 2018, que acontece na cidade de Antofagasta, no norte do Chile.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


“Estamos muito felizes. É algo incrível. Sabíamos do potencial de nossas alunas, que apresentaram sua pesquisa e representaram o município de forma brilhante em Novo Hamburgo. Agora temos um novo desafio, que será o de representar o Rio Grande do Sul e o Brasil em uma Feira no Chile. Estamos muito orgulhosos”, comenta o diretor da Escola Getúlio Vargas, Vagner Oliveira, que esteve acompanhando a cerimônia de premiação. Também estiveram no cerimonial o secretário de Educação Carlos Finger, a coordenadora da Educação Infantil e Coordenadora da Feicipa Andreia Reis, as coordenadoras do Ensino Fundamental Nivea Reis e Josiane Karpinski, secretária executiva Paola Aldana e a vice-diretora da Escola Luciana Viana.