Escola é inaugurada e recebe nome de ex-prefeito de Três Coroas

Administração municipal entregou a escola Lauro Milton Volkart.
Autoridades municipais fazem o descerramento da placa de inauguração do novo educandário. Divulgação/Diego Land

A manhã do último sábado (7) foi de alegria e homenagens na comunidade do bairro Sander, em Três Coroas. Nessa data, a prefeitura inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil Lauro Milton Volkart. A instituição de ensino fica na rua Visconde de Mauá, número 350. Ela tem ao todo 722,95 metros quadrados e ocupa o lugar da antiga Escola Moranguinho, que era mantida através de uma parceria público/privada. Devido à crise financeira, a prefeitura teve de assumir por completo o educandário, que temporariamente passou a se chamar Aquarela do Saber II.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




A partir desse momento a escola foi reestruturada e iniciou-se o seu processo de ampliação. Ela foi aumentada em 247,95m², contemplando mais uma sala para o berçário, uma para os professores, uma para a recepção, outra para a diretoria e coordenação e um lactário. Também foram comprados móveis novos. “Com a crise enfrentada pelas empresas, surgiu a necessidade de assumirmos a escola, que ainda não era mobiliada. Agora ela foi ampliada, cercada e está toda mobiliada”, disse a secretária de Educação e Cultura, Viviane Rothe. De acordo com ela, as melhorias possibilitaram que mais 36 crianças fossem atendidas.

A escola recebeu o nome do ex-prefeito Lauro Milton Volkart, que governou o município de 1973 a 1977, e faleceu no dia 29 de dezembro de 2016. Quando prefeito, o Magrão – como era carinhosamente chamado – inaugurou a APAE, a ponte de Sander, o Sindicato Rural e a primeira etapa de construção da Praça Affonso Saul. Ele também ampliou o antigo prédio da prefeitura e comprou o primeiro caminhão para o corpo de bombeiros do município. Além disso, foi gerente da Corsan, onde foi responsável pela ampliação da oferta de água potável à população.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A solenidade de inauguração reuniu autoridades, familiares do homenageado e a comunidade escolar. Conforme o filho do ex-prefeito, o advogado Gino Volkart, seu pai ficaria muito feliz com a homenagem. “É uma alegria para as famílias Volkart e Spier. Meu pai está no céu olhando por nós e feliz com a homenagem. Dar nome para uma escola infantil é muito bom, pois as crianças são o futuro”, falou.

O prefeito Orlando Teixeira não conseguia esconder a felicidade em entregar a nova escola à população. “Para nós é um momento de muita alegria, pois se trata da inauguração de um espaço público, onde crianças vão passar a maior parte dos seus tempos. É um desafio assumir uma obra assim e entregar a escola pronta, completa e toda quitada. É uma responsabilidade muito grande e que assumimos junto com a população”, enfatizou Orlando. A obra teve um custo de R$ 417.927,66, já está quitada e foi paga com recursos próprios do município.

Crianças se divertem em novo espaço escolar. Divulgação/Diego Land