Temperatura agora:   16.3 °C   [+]

Escolas da rede municipal de Taquara recebem sete premiações na Mostratec Júnior 2019

Educação taquarense esteve representada por 10 escolas municipais. Divulgação

Realizada entre os dias 20 a 25 de outubro, em Novo Hamburgo, a Mostratec Júnior 2019 – um dos eventos integrados a Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, contou com a participação de projetos de pesquisa apresentados por escolas de diversas partes do Brasil e também de outros países. Entre os vencedores, cinco escolas da rede municipal de ensino de Taquara receberam sete premiações.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Criada com o propósito de promover a integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, contribuindo com o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias, a Mostratec reúne os projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Neste ano, a educação taquarense esteve representada pelas escolas municipais de Ensino Fundamental Calisto Eolálio Letti, Dr. Alípio Alfredo Sperb, Zeferino Vicente Neves Filho, Júlio Maurer, Antônio Martins Rangel, Getúlio Vargas e Dona Leopoldina; de Educação Infantil Tia Bete e Alice Maciel, além das escolas de Ensino Médio, o Colégio Municipal Theóphilo Saurer e as escolas da rede estadual Dirceu Martins Rangel e o Cimol.

Após serem selecionados durante a 4ª Feira Municipal de Projetos de Alfabetização e Iniciação Científica da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – FEMICTA 2019, realizada em Taquara, os 17 trabalhos foram apresentados pelas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo a participação de 45 alunos e 17 professores – quatro da Educação Infantil, 10 do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio. Além da Educação Infantil, que premiou todos os alunos participantes com medalhas, outras cinco escolas da rede municipal de ensino de Taquara também se destacaram durante a Mostratec Júnior 2019, com sete prêmios divididos nas categorias 2 e 3, e no projeto Ler, Literatura e Ciência.

Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, o aumento no número de escolas participantes da Mostratec é resultado do trabalho desenvolvido pelos professores da rede municipal de ensino, que incentivam a atividade de iniciação científica como forma de propiciar aos seus alunos a oportunidade de testemunhar a aplicação prática de conceitos aprendidos em sala de aula. “Através dos trabalhos de iniciação científica nossos estudantes têm sua imaginação estimulada, sendo orientados a usar sua curiosidade para experimentar o fazer acadêmico antes mesmo de iniciarem um curso superior. E a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por nossos alunos pode ser comprovada a cada ano, com os mais diversos projetos se destacando nas feiras nacionais e internacionais”, analisa Edmar.

As premiações:

– Destaque Projeto Ler, Literatura e Ciência:
Projeto Cadê a abelha que estava aqui – EMEF Calisto Eolálio Letti;

– Destaque Projeto Ler, Literatura e Ciência:
Projeto O consumo de álcool na adolescência – EMEF Júlio Maurer;

– Destaque Projeto Ler, Literatura e Ciência:
Projeto Década de 30: Vida e Morte em Taquara- EMEF Calisto Eolálio Letti;

– 4° lugar Categoria 3:
Projeto Fitoterápicos ou Sintéticos: eis a questão – EMEF Getulio Vargas;

– 3° lugar Categoria 3:
Projeto O consumo de álcool na adolescência – EMEF Júlio Maurer;

– 2° lugar Categoria 3:
Projeto Este é o fim da picada – EMEF Antônio Martins Rangel;

– 3° lugar Categoria 2:
Projeto Nosso amigo de 4 patas nas mãos do ser humano – EMEF Nereu Wilhelms.