Escolas da rede municipal de Taquara recebem sete premiações na Mostratec Júnior 2019

Competição de iniciação científica foi realizada em Novo Hamburgo.
Educação taquarense esteve representada por 10 escolas municipais. Divulgação

Realizada entre os dias 20 a 25 de outubro, em Novo Hamburgo, a Mostratec Júnior 2019 – um dos eventos integrados a Mostratec, feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, contou com a participação de projetos de pesquisa apresentados por escolas de diversas partes do Brasil e também de outros países. Entre os vencedores, cinco escolas da rede municipal de ensino de Taquara receberam sete premiações.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Criada com o propósito de promover a integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, contribuindo com o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias, a Mostratec reúne os projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

Neste ano, a educação taquarense esteve representada pelas escolas municipais de Ensino Fundamental Calisto Eolálio Letti, Dr. Alípio Alfredo Sperb, Zeferino Vicente Neves Filho, Júlio Maurer, Antônio Martins Rangel, Getúlio Vargas e Dona Leopoldina; de Educação Infantil Tia Bete e Alice Maciel, além das escolas de Ensino Médio, o Colégio Municipal Theóphilo Saurer e as escolas da rede estadual Dirceu Martins Rangel e o Cimol.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Após serem selecionados durante a 4ª Feira Municipal de Projetos de Alfabetização e Iniciação Científica da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – FEMICTA 2019, realizada em Taquara, os 17 trabalhos foram apresentados pelas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo a participação de 45 alunos e 17 professores – quatro da Educação Infantil, 10 do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio. Além da Educação Infantil, que premiou todos os alunos participantes com medalhas, outras cinco escolas da rede municipal de ensino de Taquara também se destacaram durante a Mostratec Júnior 2019, com sete prêmios divididos nas categorias 2 e 3, e no projeto Ler, Literatura e Ciência.

Para o secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Antônio Edmar Teixeira de Holanda, o aumento no número de escolas participantes da Mostratec é resultado do trabalho desenvolvido pelos professores da rede municipal de ensino, que incentivam a atividade de iniciação científica como forma de propiciar aos seus alunos a oportunidade de testemunhar a aplicação prática de conceitos aprendidos em sala de aula. “Através dos trabalhos de iniciação científica nossos estudantes têm sua imaginação estimulada, sendo orientados a usar sua curiosidade para experimentar o fazer acadêmico antes mesmo de iniciarem um curso superior. E a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por nossos alunos pode ser comprovada a cada ano, com os mais diversos projetos se destacando nas feiras nacionais e internacionais”, analisa Edmar.

As premiações:

– Destaque Projeto Ler, Literatura e Ciência:
Projeto Cadê a abelha que estava aqui – EMEF Calisto Eolálio Letti;

– Destaque Projeto Ler, Literatura e Ciência:
Projeto O consumo de álcool na adolescência – EMEF Júlio Maurer;

– Destaque Projeto Ler, Literatura e Ciência:
Projeto Década de 30: Vida e Morte em Taquara- EMEF Calisto Eolálio Letti;

– 4° lugar Categoria 3:
Projeto Fitoterápicos ou Sintéticos: eis a questão – EMEF Getulio Vargas;

– 3° lugar Categoria 3:
Projeto O consumo de álcool na adolescência – EMEF Júlio Maurer;

– 2° lugar Categoria 3:
Projeto Este é o fim da picada – EMEF Antônio Martins Rangel;

– 3° lugar Categoria 2:
Projeto Nosso amigo de 4 patas nas mãos do ser humano – EMEF Nereu Wilhelms.