Escolas de Três Coroas são premiadas na Mostratec

Participando da Mostra pela primeira vez, três escolas foram premiadas.
Os alunos da Escola Municipal Fernando Ferrari, que conquistaram a primeira colocação na mostra ganharam o prêmio por desenvolverem o protótipo de uma cadeira de reabilitação feita com canos de PVC. Foto: Diego Land/ Divulgação.

A noite desta quinta-feira (24) foi especial para os alunos e professores de Três Coroas que participaram da 34ª Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo. Considerada a maior feira do gênero da América Latina, a mostra contou pela primeira vez com a participação dos três-coroenses, que começaram com o pé direito.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Todos os três projetos inscritos pelo município foram premiados. A Escola Municipal Fernando Ferrari ficou em primeiro lugar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Escola Municipal Duque de Caxias conquistou a quarta colocação na categoria de 1º a 3º ano, e a Escola Municipal Balduíno Robinson ganhou o prêmio de Imersão Científica e Tecnológica da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Os alunos da Escola Municipal Fernando Ferrari, que conquistaram a primeira colocação na mostra ganharam o prêmio por desenvolverem o protótipo de uma cadeira de reabilitação feita com canos de PVC. Ela ajuda a sentar os pacientes acamados na hora da alimentação e da fisioterapia. De acordo com o professor Gilmar Moreira da Silva, que orientou os jovens durante a pesquisa, um dos motivos que levaram os avaliadores a elegerem o projeto foi a relevância dele para a sociedade. Segundo ele, os estudantes tiveram essa mesma consciência, desde a concepção da ideia.

O estudante John Willian de Oliveira Corrêa, de 16 anos, relatou a emoção que sentiu quando o resultado apontou que ele e suas colegas Fernanda Guimarães e Fernanda de Oliveira haviam conquistado o primeiro lugar na mostra. “Havia muitos trabalhos competindo e estávamos bem nervosos. Foi muito emocionante quando revelaram o resultado. Choramos muito”, falou John. Ele disse ainda que todos saíram ganhando com a premiação.

O prefeito Orlando Teixeira prestigiou o evento, acompanhado da secretária de Educação e Cultura, Viviane Rothe, e comemorou as conquistas das três escolas da rede municipal. Ele irá receber, nos próximos dias, os autores dos três projetos, para homenageá-los.