Três escolas estaduais de Taquara manterão educação infantil em 2018

Acerto foi feito em reunião de autoridades do município com secretário estadual.

Comitiva de Taquara manteve reunião, nesta terça-feira, com o secretário estadual de Educação, Ronald Krumenauer, em Porto Alegre. Na ocasião, foi tratada a situação do ensino infantil em três escolas do Estado. Ficou decidido que o governo gaúcho manterá a educação infantil nas escolas Breno Ritter, Tristão Monteiro e 27 de Maio, que corriam o risco de não contar com este serviço neste ano. O problema vem se repetindo anualmente, sempre que o governo abre o período de matrículas, pois o Estado entende que não é de sua competência o ensino infantil.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




A comitiva foi composta pelo prefeito Tito Lívio Jaeger Filho, o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto, o presidente do Legislativo, Guido Mário Prass Filho, e os vereadores Adalberto Soares e Sirlei Silveira. Também participaram do encontro a titular da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (2ª CRE), Helenise Juchem, e a diretora de Planejamento da Secretaria de Educação, Helena Cadore.

Conforme a vereadora Sirlei, durante o encontro, o prefeito Tito entregou ao secretário Ronald documento em que informou a impossibilidade de o município assumir a demanda de alunos, pedindo que o Estado permaneça atendendo estas crianças. Além disso, reforçou que a Prefeitura realiza compensação, uma vez que mantém o ensino médio no Colégio Theóphilo Sauer e na Escola Taquarense de Jovens e Adultos (Estaja). O ensino médio é de competência estadual. Os vereadores também repassaram ao secretário abaixo-assinados das três comunidades escolares e uma moção de apelo aprovada pelo Legislativo, bem como a relação nominal dos alunos inscritos.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A vereadora Sirlei contou que o secretário Ronald afirmou que é preciso, numa atitude planejada, readequar os atendimentos, conforme indica a legislação. Segundo Sirlei, o prefeito Tito, de pronto, declarou não ter a intenção de abrir mão dos alunos de ensino médio em Taquara, pois se trata de uma realidade educacional diferenciada, conforme a demanda existente, sendo necessária a continuidade. “Enfim, após um tempo de diálogo entre as autoridades presentes, ficou decidido que as matrículas para o ano letivo de 2018 nas turmas de educação infantil nas três escolas estaduais se realizarão”, comentou a vereadora, que agradeceu o empenho das demais autoridades para a manutenção desta modalidade de ensino nos educandários.

Autoridades de Taquara se reuniram com secretário estadual de Educação, Ronald Krumenauer, para debater ensino infantil nas escolas Breno Ritter, Tristão Monteiro e 27 de Maio. Divulgação