Estudantes recebem noções básicas de primeiros socorros em Taquara

Iniciativa é desenvolvida pelo Programa Saúde na Escola.
Levi Metanoya, professor e coordenador do PSE em Taquara (2º dir), acompanha estudantes na visita ao setor de remoção de pacientes. Divulgação

Tendo como proposta ensinar as formas corretas de agir com uma pessoa que tenha sofrido um acidente ou mal súbito, até que chegue o atendimento especializado, alunos de duas escolas da rede municipal de ensino de Taquara receberam noções básicas de primeiros socorros. A palestra educativa, que faz parte das atividades propostas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), deverá ser ministrada em outras escolas do município a partir do início do próximo ano letivo.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




Coordenador pelo professor Levi Metanoya, o PSE é uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e Educação, realizado em Taquara através da interação entre as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Esportes (SMECE) e de Saúde – por meio das equipes de atenção básica. O programa, que tem como objetivo promover a avaliação das condições de saúde dos estudantes do município, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, também oferece atendimentos que visem a prevenção de doenças.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Num primeiro momento, uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde promoveu o curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Getúlio Vargas, do bairro Eldorado, e na EMEF Emilio Leichtveis, da localidade de Fazenda Fialho. Acompanhado pelo enfermeiro Jorge Amaral e o técnico em enfermagem Alex Alves, o doutor Thiago Dal Bosco mostrou aos estudantes as formas corretas de como agir em casos de emergência e promoveu uma visita na sede da Secretaria de Saúde.

De acordo com o professor Levi, o grupo conheceu toda a estrutura da secretaria, como o setor de transportes e remoção de pacientes, apresentado pelo motorista Flávio Andrade; a sala de fisioterapia, onde foram recebidos pela fisioterapeuta Ursula Garcia; o setor de liberação de medicamentos, onde conversaram com a farmacêutica Gabriela Burlamaque, e local de atendimento no Posto de Saúde 24 horas, sendo recebidos pela equipe de plantão. “São ações como esta que fortalecem a cidadania de nossos educandos, pois eles aprendem sobre a importância de evitar a automedicação, de evitar trotes para os setores de transporte e também compreenderam sobre os critérios para atendimento médico”, explicou o coordenador do Programa Saúde na Escola em Taquara.

A ideia é que, a partir do início do ano letivo de 2020, seja montado um cronograma de visitas e o curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros seja ministrado em todas as escolas da rede municipal de ensino de Taquara.

Grupo conhece a sala de fisioterapia da Secretaria de Saúde. Divulgação