Temperatura agora:   17.3 °C   [+]

Ex-aluno assume a regência da Banda de Latas da Emílio Leichtveis

Aos 17 anos, Diogo da Silva Barbosa tem uma responsabilidade importante: reger a Banda de Latas da Es­cola Municipal Ensino Fundamental Emílio Leichtveis, de Taquara. O ex-aluno participa do grupo desde a formação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




O convite para comandar a banda partiu da própria direção escolar. Até então, a regência era feita pelo professor Paulo Liper. A vice-diretora Silvia Eccel conta que sempre perceberam o empenho de Diogo nos trabalhos junto à banda e o interesse dele pela manutenção dos instrumentos. “Temos que dar oportunidades aos jovens, incentivá-los a continuar crescendo”, de­fende a educadora.

Os ensaios com os 27 alunos de 13 a 15 anos acontecem quinzenalmente, no turno inverso às aulas. Diogo diz ser tranquilo li­dar com os outros adolescentes, um pouco mais novos que ele. Ele garante que todos o respeitam e cumprem com as ordens repassadas. “É tranquilo, eles obedecem, cooperam”, comenta o jovem que preten­de continuar com a banda.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Os integrantes participam de apresen­tações em outras escolas e em eventos municipais. A banda que representa a escola é vista por Diogo, também, como um símbolo da educação. O menino que antes aprendia, agora ensina. “Está sendo bom, estou tendo uma experiência nova”, comentou ele, que hoje está no primeiro ano do ensino médio.

Diogo no comando dos ensaios com o grupo musical. Foto: Arquivo pessoal