Faccat realiza oficinas de aprendizagem para jovens do Lar Padilha

Capacitações têm o foco de aperfeiçoar e de facilitar o aprendizado.

Incentivar o gosto por um curso técnico e ajudar a abrir portas para o futuro de adolescentes não é uma tarefa muito fácil, mas com determinação e parceria, as ações acontecem e os resultados sempre são positivos. Com o foco de aperfeiçoar, de facilitar o aprendizado, para que no futuro, os jovens possam ingressar no mercado de trabalho com conhecimento e qualidade, o Lar Padilha de Taquara firmou parceria com as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Com oficinas de corte e costura, 10 adolescentes estão participando do aprendizado no laboratório de Moda. Todas as segundas-feiras há um aprendizado diferenciado. Os participantes estão aprendendo sobre as temáticas Construção de Marca; Customização de Vestuário; Produção de Moda; Foto e Vídeo; Redes Sociais; Comunicação Interpessoal. A ação iniciou em novembro e a formatura ocorrerá no dia 16 de dezembro.

Conhecimento e construção

Na avaliação da professora da Faccat e mestranda em Indústria Criativa, Natália Forte, que está trabalhando com a garotada, a parceria tem foco na revitalização de um brechó. “Com certeza vai ser um momento muito especial para nós da Faccat, fazendo parte desse momento de troca de conhecimentos e construção de algo que os jovens poderão estar em constante participação”, salienta. Na primeira oficina, os jovens aprenderam técnicas de costura à mão, como pontos retos, caseados e pregar botões, também simulamos técnicas de customização de peças.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Construindo projetos para a vida

Para o diretor do Lar Padilha, Fernandes Vieira dos Santos, estimular a busca pela autonomia social e autogestão por parte dos adolescentes e jovens é fundamental.  “A ideia do curso surgiu como uma das demandas do projeto Transformando vidas, protagonizando o futuro: adolescentes e jovens construindo projetos de vida após o acolhimento institucional, apoiado pelo Criança Esperança/Unesco, cujo objetivo geral é oportunizar o aprendizado profissional, preparo pessoal para a inserção no mundo do trabalho e para a vida adulta”, explica. O diretor do Lar Padilha ainda reforça a importância da Faccat para as ações em prol da comunidade. “A Faccat sempre foi uma importante parceira do Lar Padilha, seja organizando eventos beneficentes em que nossa instituição era umas das beneficiadas, seja com ações de formação com temáticas de interesse para nossos colaboradores. E, agora, conseguimos com essa parceria beneficiar diretamente os adolescentes acolhidos no Lar Padilha, proporcionando um curso que poderá impactar na vida pessoal e profissional destes jovens”, destaca Fernandes.

Futuro promissor

De acordo com Augusto Parada, coordenador dos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, e Relações Públicas da Faccat, o projeto visa capacitar e tornar possível uma melhora nas atividades das crianças no lar. “A ideia é que eles percebam como é possível se aperfeiçoar e que eles têm condições de desenvolver outras habilidades”, comenta Parada. Para ele, esses jovens precisam ser sensibilizados de todas as suas potencialidades. “Temos o compromisso de projetar um cenário futuro promissor e cheio de oportunidades para as crianças. Elas precisam entender que são capazes de desenvolver atividades importantes e que podem ser mais do que eles mesmos imaginam”, completa.

Curso com qualidade

O vice-diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dorneles Sita Fagundes, comenta ainda que a Faccat tem alternativas para a formação profissional e é parceira de diversas iniciativas em prol da comunidade do Vale do Paranhana. “Esta é uma oportunidade muito boa para esses jovens, pois nem sempre tem a chance de fazer cursos de qualidade, com professores qualificados. Tudo vem de encontro com a missão, princípios da Faccat, que é uma instituição comunitária. A Faccat tem vários programas de inclusão social”, salienta.

Fotos: Divulgação / Claucia Ferreira / Faccat