Feira do Livro de Taquara em 2019 é contemplada com R$ 125 mil em projeto federal

Município foi o único do Rio Grande do Sul a conquistar verba dentro da categoria inscrita.

Mesmo com a organização da Feira do Livro de Taquara deste ano em andamento, a Diretoria de Cultura, o Serviço Social do Comércio (SESC) e demais parceiros já iniciaram as tratativas para a Feira do Livro 2019. A fim de obter recursos, foi inscrito projeto referente à Feira Literária e Cultural Municipal de Taquara 2019, no edital de seleção pública número um, do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLB), Secretaria da Economia Criativa (SEC) e Ministério da Cultura (MINC), referente ao Edital Feiras Literárias. A Diretoria de Cultura informou, na manhã desta quinta-feira (25), a homologação do projeto contemplado com o valor de R$ 125.000,00 para a Feira do Livro a ser promovida no ano que vem em Taquara. A entidade proponente é a Associação Amigos do Livro.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O diretor de Cultura, Paulo Antônio Wagner de Oliveira, destaca que é a primeira vez que uma Organização da Sociedade Civil receberá recursos financeiros do Programa Cultural 2027: Promoção e Fomento à Cultura Brasileira, oriundo do Fundo Nacional de Cultura – FNC. “É com muita satisfação que informamos que o projeto da Feira Literária inscrita no Edital do Minc foi contemplado, e, já teve homologação final no Diário Oficial da União para o ano de 2019. Taquara foi o único município do estado do Rio Grande do Sul a ser contemplado dentro das vagas na categoria inscrita”, menciona Wagner.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O projeto foi elaborado pela Associação Amigos do Livro, Prefeitura Municipal de Taquara, Serviço Social do Comércio – SESC e pelos produtores culturais Vanessa Sanches e Zé do Belo. O valor será repassado ainda este ano (em conta exclusiva) para execução da Feira ano que vem. “A Feira de 2019 será realizada pela Amigos do Livro, Prefeitura e Sesc, assim como está sendo promovida esse ano”, menciona Paulo Wagner.

? FEIRA DO LIVRO 2018
Com a temática “Circo”, este ano, a Feira do Livro de Taquara será promovida de 22 a 24 de novembro. O evento é uma parceria entre a Administração Municipal, o Serviço Social do Comércio (Sesc/Taquara) e a Associação Amigos do Livro, e ocorre na Rua Coberta, com programação durante todo o dia. Haverá contação de histórias musicalizadas, com Valquíria Cardoso (Teatro Ateliê); espetáculo teatral “Os Bardos de Erin”; show musical e bate-papo com o Bando Celta, sobre o livro “Os Bardos de Erin”; espetáculo circense “Circolando Por Aí”; bate-papo com o escritor Richard Serraria; performances circenses; apresentações de escolas; da academia Andanças; da ONG Vida Breve; da Fantástica Orquestra Mirabolante; apresentação teatral “Renascer do Cangaço”, do grupo Cheiro de Chuva e o Sarau com Café. Durante todo o dia haverá oficinas de circo, apresentação de perna de pau, pintura de rosto, escultura em balões e intervenções artísticas. Todo o evento é gratuito exceto a apresentação do espetáculo “No Natal Daquele Ano”, do grupo Tholl, que ocorrerá no dia 24 de novembro, às 20 horas, no Centro de Eventos da Faccat.

Representantes da Diretoria de Cultura, Regina Valentini e Iana Kleinkauf apresentam ornamentações da Feira do Livro 2018, onde a temática será “O Circo”. Divulgação/Magda Rabie