Temperatura agora:   11.0 °C   [+]

Festa de Integração Afro-brasileira volta a ser realizada em Parobé após 14 anos

O prefeito interino de Parobé, Moacir Jagucheski, definiu resgatar a realização da Festa de Integração Afro-Brasileira, que teve a 26ª edição em 2003. Toda a organização será da Prefeitura de Parobé, através do Setor de Cultura e de Esporte, ligados à Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Movimento Negro do município e acontecerá nos dias 18 e 20 de novembro.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Já aconteceram três reuniões para definir a Programação, quando o prefeito Moacir nomeou como presidente de Honra, Luiz Antonio da Silva, que foi o mentor e criador do evento na década de 80, quando Parobé ainda era distrito de Taquara, e na coordenação do evento o atual diretor de Cultura, Geraldo Antonio Both, e do Diretor de Esportes, Alceu Poncio, que buscaram a parceria da presidente do Movimento Negro, de Parobé, Neila Correa Alves, e do atual diretor de Cultura de Taquara, Paulo Wagner, e de outras lideranças de Parobé e da região.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A primeira parte da programação será realizada no sábado, dia 18 de novembro, na sede do Esporte Clube Guarani. Nesse dia haverá a realização de um Torneio de Futebol Sete, com participação de 12 equipes que representem entidades de todo Estado interessadas em participar do evento. Paralelo aos jogos, haverá apresentações da Cultura Negra, com danças e apresentações de Capoeira, música, artesanato, culinária e outras atividades. Completando as atividades do dia 18 de novembro na sede do Esporte Clube Guarani, acontecerá o Concurso de Rainha Afro-Brasileira de Parobé com desfile das candidatas, entre 14 e 24 anos, que sejam solteiras e sem filhos.

Todas as inscrições, nas modalidades de futebol Sete, apresentações Culturais e concurso a Rainha, deverão ser feitas até dia 14 de novembro, quando nesse dia, às 19h, no setor de Cultura, junto a Rua Coberta da Praça 1º de Maio, no centro de Parobé, será feito o sorteio das chaves do Torneio, definição da programação Cultural e da ordem do Desfile das Candidatas.

A segunda parte da programação será na segunda-feira, dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, com atividades junto à Sociedade Cultural e Recreativa Parobé, dentro da programação do FOGAP da Canção Gaúcha, com a recepção feita por pessoas com trajes típicos da cultura negra e às 11h45min haverá uma apresentação de dança e capoeira em homenagem às Delegações Africanas do Mali, Tanzânia e Moçambique, que juntamente com outras delegações do Paraguai, Peru e Jamaica estarão visitando Parobé nesse dia.

Encerrando a programação da 27ª Festa de Integração Afro-Brasileira, a partir das 20h, do dia 20 de novembro, nas dependências da Sociedade Cultural e Recreativa Parobé, acontece uma palestra direcionada para a comunidade de Parobé e da região sobre o Dia da Consciência Negra. Todas informações sobre evento devem ser obtidos com o diretor de Cultura de Parobé, Geraldo Antonio Both, pelo fone WhatsApp 51 998702531.

Reunião no gabinete do prefeito Moacir definiu a retomada do evento que estava parado desde 2003. Divulgação