Frutas e legumes que dão mais energia para o dia a dia

Se você está cansado e sem energias, mas quer ou precisa continuar com a sua jornada de trabalho, o melhor a fazer é consumir algumas frutas. Certamente você já ouviu falar que o café é um ótimo aliado para quem deseja espantar o sono e isso é verdade, só que além dele, existem diversos métodos de manter um bom nível, deixando o cansaço de lado.

Aqui falaremos sobre as mais incríveis quando o objetivo é ter mais energia e disposição. Lembrando que é preciso ter uma rotina saudável, não adianta apenas comer frutas e esperar que elas façam resultado, embora possam dar mais energia quase que instantaneamente após serem consumidas.

Banana

A banana é uma fruta rica em vitamina B6, produzindo energia suficiente para dar mais resistência ao organismo. Ela é ótima para evitar cãibras, por isso é muito utilizada por atletas em épocas de treinos e antes da preparação para competições de alto nível. A banana deve estar no cardápio das pessoas que pretendem evitar o cansaço.

A banana oferece muitos benefícios para o nosso corpo, sendo talvez a fruta mais popular do Brasil. Todos os dias milhões de unidades desta fruta são vendidas e consumidas em nosso país. A banana tem ainda mais um benefícios especial, ela possui uma enzima conhecida como bromelina, que ajuda a estimular a libido.

Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta riquíssima em carboidratos simples, fornecendo energia rápida para o nosso organismo, é uma das melhores alternativas para consumo depois dos treinos e das corridas. Ela é fruto de uma árvore brasileira, nativa da mata Atlântica. Existe até uma cidade com nome em homenagem a fruta: Jaboticabal, em São Paulo.

A origem da jabuticaba é desconhecida, ela foi descrita pela primeira vez em 1828. O interessante é que possui diversas aplicações, é possível fazer suco e vinho com a planta, até mesmo a madeira pode ser utilizada de maneira doméstica, já que é resistente.

Abacate

O abacate é uma das frutas mais poderosas quando o objetivo é auxiliar na recuperação de energia. Acontece que ele é rico em gorduras boas, magnésio e triptofano. Além disso, quem consome abacate com frequência consegue melhorar as suas funções cerebrais e consegue uma boa resposta em relação ao relaxamento muscular.

O abacateiro é uma fruta originária do México e de países da América do Sul, ele cresce com facilidade em regiões tropicais e subtropicais. É rico em açúcares e vitaminas, sendo um dos mais ricos em vitamina A. Conta ainda com ferro em sua composição, por isso é uma das melhores alternativas para mandar o cansaço embora.

Feijão

Certamente quando você era pequeno a sua mãe falava que feijão era importante para dar energia e fazer crescer. Ela não estava errada, o feijão possui em sua composição ferro, potássio, zinco e aminoácidos muito interessantes, como a lisina. Ele é uma das melhores fontes naturais de energia, talvez você não goste do gosto, mas ele é ótimo.

Existem diversos tipos de feijões e todos eles são muito nutritivos e devem fazer parte do seu cardápio, principalmente se o objetivo é encontrar uma nova fonte de energia. No Brasil, é muito popular junto com o arroz, compondo um dos pratos mais aclamados da culinária nacional.

Espinafre

Não à toa que o espinafre era fonte de energia e força para o Marinheiro Popeye. Esse vegetal é capaz de auxiliar no funcionamento do sistema nervoso, sendo rico em potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas A, C e do complexo B. É ótimo para ajudar no funcionamento de todo o corpo.

O espinafre é muito interessante, já que ele pode ser utilizado para combater doenças oculares e evitar a degeneração macular senil, assim como a catarata. Pode ser consumido na forma cozida, junto com azeite, dando uma combinação perfeita. Passe a colocar na sua lista, seja no almoço ou no jantar.

Agora que você já sabe quais são as frutas ideais para o dia a dia, fica mais fácil para definir o seu consumo. Todas elas são importantes e devem ser encaixadas em nossa alimentação. As frutas vão muito além de manter o peso em dia, podem até ajudar na libido, como você viu por aqui.