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Home office: professora de Gestão de Negócios pontua 12 ações para ter qualidade no trabalho remoto

Em tempos onde o mundo inteiro tenta sobreviver à pandemia de Covid-19, com orientações para que as pessoas permaneçam em casa, a alternativa muito utilizada para manter-se produtivo é o home office. Mas trabalhar de casa pode não ser fácil como parece à primeira vista, pois o cérebro precisa ser informado que está, sim, no ambiente de trabalho, conforme explica a docente dos cursos de Gestão de Negócios da Faculdade Senac Porto Alegre, Nereida Prudêncio Vianna.


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Filhos em casa, tarefas domésticas, cansaço e diversas distrações tornam extremamente necessário saber dividir o dia entre as horas de trabalho e os momentos que são da família, de descanso e de lazer, pondera a profissional. Tendo isso tudo em consideração, a professora lista 12 ações que ajudam a realizar um home office mais produtivo e de maior qualidade.

Confira as dicas, abaixo:

  1. Momento de negociar: Caso você more com mais pessoas, converse com elas e explique o novo momento e que será necessária muita compreensão de que você não está de folga. Você precisará do auxílio das pessoas para este novo modo de trabalhar;
  2. Permaneça na sua rotina: Acorde no horário habitual e tome aquele banho gostoso para iniciar o seu dia produtivo! É importante manter os mesmos hábitos, para que seu cérebro e você consigam separar o trabalho de todo o resto;
  3. Prepare-se para trabalhar: Arrume-se como se você realmente fosse para o trabalho. É importante informar o cérebro que você está em home office e não de férias;
  4. Crie o seu ambiente: Reserve um ambiente adequado, agradável e de preferência que possa ser preservado com silêncio, para uma melhor concentração. Busque espaços com boa iluminação ou perto de janelas e tenha próximo tudo o que precisa, para evitar interrupções;
  5. De olho no roteiro: Monte o seu roteiro de trabalho diariamente. O que será importante realizar no dia em questão. Ao finalizar o dia reveja-o e se for necessário reajuste-o. A conclusão do roteiro contribuirá para a satisfação ao final do dia e o sentimento de dever cumprido;
  6. Atente-se ao relógio: Estabeleça horários para cumprir: início do trabalho, pausas e conclusão;
  7. Faça pausas! Ninguém é de ferro: Durante o dia, tire alguns momentos e faça intervalos para interagir com a família, realizar algo mais prazeroso ou descansar;
  8. Internet: Confira se a sua internet está com uma boa conexão. Você trabalhará online na maior parte do tempo e necessita de um bom suporte tecnológico;
  9. Café, chimarrão ou água: Prepare um café, chimarrão, tome água. Esses hábitos acabam sendo semelhantes aos realizados no ambiente de trabalho. Mas não esqueça: neste momento, não compartilhe com ninguém. Cada um deve possuir sua xícara, seu copo, sua cuia e sua bomba;
  10. Reuniões online: Agende e realize reuniões para acompanhar o que está acontecendo e trazer um retorno à empresa que trabalha. Caso você trabalhe com muitas pessoas, é importante que todos estejam cientes do andamento do trabalho. Compartilhe as conquistas e dificuldades e também, as soluções para os problemas; 
  11. Após concluir o trabalho: Quando estiver concluído as atividades profissionais, reserve um espaço no seu dia para fazer as atividades da casa. Também é importante para sua saúde mental que os afazeres não se acumulem. Lembre-se do item 2 e tente permanecer na rotina habitual;
  12. Com crianças em casa: Caso tenha crianças em casa, converse com elas e dedique espaços durante o dia para atendê-los, distraí-los e dar atenção. Combine atividades que elas possam realizar de forma autônoma para você se concentrar nas atividades e não precisar diminuir o ritmo e produção de trabalho.


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