Igrejinha dá pontapé inicial em busca de mais segurança para a região

Geral

Município sedia curso de formação de 29 alunos-soldados.

Alunos soldados começarão suas aulas formais em 3 de dezembro. Alan Júnior/Jornal Panorama

Igrejinha deu a largada, nesta segunda-feira (26), para o Curso Básico de Formação Policial Militar 2018/2019, que será importante na luta por mais segurança. Em evento realizado na sede do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha foi lançado o curso que formará, em um primeiro momento, 29 novos policiais militares. O município é vinculado ao 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), que possui sede em Gramado.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


O município se preparou para receber a turma de alunos-soldados com a criação do Centro Integrado de Segurança Pública, uma parceria que dotou a antiga escola do Senai com toda a estrutura para o alojamento e desenvolvimento das aulas. A reforma foi realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest), com recursos destinados pela festividade de outubro.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


As aulas iniciam em 3 de dezembro e, durante a realização do curso, os alunos-soldados atuarão no policiamento ostensivo dos municípios do Vale, como forma de aulas práticas. O curso tem a supervisão do Departamento de Ensino da Brigada Militar, com duração estimada de oito meses e um total de 1.655 horas. Toda a preparação é dividida em ciclos e composta por disciplinas que abrangem desde ciências humanas às técnicas policiais, incluindo estágio.

Conforme o prefeito de Igrejinha, Joel Wilhelm, o trabalho feito até aqui merece parabéns, porém, agora, começa outra fase árdua, a de tentar manter esses novos policiais trabalhando no Paranhana. “A partir de agora temos um desafio, que é o de manter esse efetivo nas cidades da região. Esse trabalho vem sendo realizado, com várias pessoas que já vem buscando essa efetivação. Temos aqui policiais que vieram de outros estados do país que serão muito bem recebidos. Vocês podem ter certeza que a comunidade será muito participativa em seu desenvolvimento”, disse o prefeito, durante o seu pronunciamento.

Além do prefeito de Igrejinha, também participaram da solenidade o vice-prefeito Dalciso Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Muller, o prefeito de Três Coroas, Orlando Teixeira, e seu vice, Eraldo Araújo. Também estiveram presentes ao evento a promotora de Justiça de Igrejinha, Brenusa Marquardt Corleta, o tenente-coronel, comandante do 1º BPAT, Gilson Wagner de Oliveira, dentre outras autoridades locais.

Autoridades regionais e de Igrejinha participaram da aula inaugural do curso de formação de soldados. Alan Júnior/Jornal Panorama