Inaugurada escola de educação infantil Tia Pati em Taquara; veja fotos

Educação Slide

Com capacidade para atender até 150 alunos, a Escola Municipal de Educação Infantil Tia Pati foi inaugurada na noite desta quinta-feira (08) no bairro Santa Rosa, em Taquara. O educandário homenageia a professora Patrícia Cristina Kehl, que morreu em 2013. A Prefeitura informou que, com o novo educandário, pretende reduzir significativamente a fila de espera por vagas na educação infantil, embora o saldo ainda não seja zerado, o que, segundo a administração, está entre as metas do Executivo.



O secretário de Educação, Antônio Edmar Teixeira de Hollanda, explicou que a escola atenderá alunos de zero a quatro anos, em horário integral, das 6h30min até as 18h30min. Para tanto, contará com uma equipe de 16 professores e 12 auxiliares, além de diretora, merendeiras e serventes. A coordenação pedagógica, que possui uma profissional, é de responsabilidade da Secretaria de Educação, uma vez que a gestão da escola foi objeto de parceria firmada pela Prefeitura com a Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais (Adepcs), que venceu concorrência pública para a seleção de entidade da sociedade civil. Hollanda acrescentou que todo o programa pedagógico das demais escolas infantis de Taquara será seguido no novo educandário, até mesmo o cardápio das outras escolas será replicado. O secretário disse que, já nesta sexta-feira (09), serão iniciados os processos de matrícula dos estudantes e as aulas devem iniciar na segunda-feira, com os primeiros alunos. A expectativa é de que no final da próxima semana a escola já esteja funcionando com seus 150 alunos.

A inauguração

O momento solene de inauguração da escola no bairro Santa Rosa contou com a participação de familiares da professora homenageada. O filho de Patrícia Kehl, Edson Daniel Fagundes Júnior, falou que sua mãe dedicou boa parte de sua vida, em até três turnos, à educação, tudo para proporcionar conforto e aconchego aos filhos. “Se eterniza hoje o nome de uma pessoa linda”, reforçou, acrescentando que tudo o que sua mãe fez foi com muito carinho, o que reflete no sentimento de amizade colhido por Patrícia Kehl e estendido a toda a família.

A nova diretora da escola, Michelle Teixeira, apresentou sua equipe de funcionários e disse que fará o possível para que o educandário esteja entre os melhores do município. Leandro Lamezon Bitzcki, da Adepcs, disse que a entidade atua há 15 anos na área de educação e pontuou que o modelo implantado em Taquara, e que também já é utilizado nos outros municípios em que a entidade atua, é de gestão compartilhada, em uma parceria com o poder público. “Temos conseguido viabilizar escolas com qualidade”, reforçou, fazendo a entrega oficial dos uniformes à equipe de funcionários da escola. Atualmente, segundo Leandro, a Adepcs atende seis escolas.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Rosa, Vilmar Costa, disse que a entidade está à disposição para contribuir com a escola no que for preciso. Morador do bairro, Derli Furquim, que chegou a coletar um abaixo assinado para a continuidade das obras, durante o período em que a construção esteve paralisada, enalteceu a entrega da escola, dizendo que é um sonho da comunidade realizado, e agradeceu a cada um dos residentes no bairro que assinou o documento encaminhado às autoridades de Taquara.

O secretário de Educação disse que o modelo de parceria reflete a necessidade do setor, de que o ensino seja compartilhado entre todos, para que a educação tenha qualidade. O presidente da Câmara de Vereadores, Guido Mário Prass Filho, ressaltou os investimentos em educação feitos pela administração municipal. Já o vice-prefeito Hélio Cardoso Neto disse que o Executivo vem inaugurando um sistema inédito em Taquara, de parcerias com a comunidade, citando a própria escola do bairro, mas também outros convênios com entidades mantidos pela administração. Segundo Hélio, é importante que a comunidade participe e ajude na escola. “Porque através desta instituição que está gerenciando, a parceria é com cada um da comunidade”, frisou.

O prefeito Tito Lívio Jaeger Filho enfatizou a homenagem à professora Patrícia, lembrando que foi uma solicitação da Câmara de Vereadores que fez jus a uma pessoa que tanto trabalhou pelo município. Tito lembrou das dificuldades enfrentadas pela administração na construção da escola, como os atrasos de repasses do governo federal e, até mesmo, a quebra da empresa construtora, que acarretou na necessidade de uma nova licitação. “Estamos inaugurando um novo modelo de escola”, disse, sobre a parceria comunitária. Acrescentou que seu governo busca reduzir constantemente a fila de espera por vagas na educação infantil, tendo construído salas de aula, inaugurado a Escola Vovó Arlete e o educandário comunitário de Padilha. “Liguei pessoalmente aos pais, nos últimos dias, porque me sinto orgulhoso do trabalho que foi feito aqui. É fácil ficar achando problema. Mas, é mais importante valorizar o que a gente conquista”, finalizou Tito.

Fotos: Vinicius Linden/Jornal Panorama