Temperatura agora:   15.3 °C   [+]

Inovação: nova forma de agendar consultas pela Unimed chega à região

Clientes da Unimed Encosta da Serra ganharam um novo canal para marcar suas consultas médicas, em uma dinâmica inovadora e muito prática. Trata-se do aplicativo para celular Quero Consulta. Com ele, é possível fazer o agendamento sem precisar telefonar para o consultório, obtendo opções de horários e profissionais disponíveis de acordo com a sua preferência e confirmando a marcação no próprio aplicativo.  A facilidade já pode ser baixada na Apple Store e GooglePlay.

O funcionamento é bastante simples e segue uma lógica similar a outros aplicativos que revolucionaram a sociedade nos últimos anos: primeiro, o cliente baixa a ferramenta no celular e faz uma identificação básica. Depois, escolhe a especialidade e o município onde quer consultar, ou opta por médico específico cadastrado. Então, solicita a consulta, colocando sua preferência de dia e turno. Aí, é só aguardar o retorno do pedido: o usuário será informado por meio do aplicativo sobre a disponibilidade de horários para aquele dia e turno de todos os especialistas da cidade escolhida (ou do médico específico), com a marcação sendo feita na própria ferramenta.

Na solicitação, o cliente ainda pode fazer uma observação, colocando não somente o turno pretendido, mas também o horário próximo ou preciso de seu pedido. Com isso, consegue trocar mensagens com o profissional que faz a gestão da agenda do médico para um ajuste fino para o melhor horário de marcação. O aplicativo ainda emite lembrete para o paciente antes da consulta, cujo cancelamento também pode ser feito com antecedência na ferramenta.

Este sistema traz muitos benefícios. Permite, por exemplo, que o beneficiário obtenha o horário que mais se adequa à sua própria agenda e necessidade entre os diversos médicos daquela especialidade em seu município, sem precisar ligar para cada um dos consultórios. Isso tudo em um ambiente virtual, nas 24 horas do dia (a resposta do médico, no entanto, dependerá do horário de funcionamento do consultório).

A região da Unimed Encosta da Serra tem o privilégio de ser a primeira no Brasil a ter disponível essa inovação, desenvolvida pela Unimed Federação/RS (que contempla outras singulares Unimeds em solo gaúcho). “Temos uma excelente expectativa para este serviço, pois ele converge com as demandas dos clientes e dos próprios médicos, cujos espaços na agenda poderão ser otimizados com esta ferramenta”, destaca Dr. Dirceu Marilio Martins Filho, presidente da Unimed Encosta da Serra. Outras Unimeds terão a plataforma implantada ao longo de 2020, em um projeto que deve ser expandido para todo o país.